Algumas cianobactérias são benéficas, sendo uma parte importante do ciclo do nitrogênio. A espirulina, aclamada como um “superalimento”, é rica em todos os aminoácidos, além de outros nutrientes importantes, ela é uma forma de cianobactéria.
As cianobactérias, também conhecidas como ciano, é um organismo fotossintético comum. Embora normalmente chamado de algas vermelhas, elas pode se manifestar em uma variedade de cores, como verde, roxo e preto.
Embora seja geralmente visto como uma alga, esse pequeno organismo difundido tem propriedades tanto de algas quanto de bactérias. Elas possuem uma parede celular tipo gel e a na sua maioria são prejudiciais em forma de bolhas brilhantes.
Individualmente, essa bactéria é invisível aos olhos. Embora elas normalmente sejam feitas apenas de uma célula e não gostam de ficar sozinhas. Lembre-se de que esse desenvolvimento frustrante de organismos unicelulares é uma fase normal de qualquer aquário marinho.
Normalmente os cianos começam quando concentrações de algum nutriente da sua água começa a ficar descontrolado. Geralmente isso acontece quando as concentrações de fosfato, nitrato e outros compostos orgânicos estão altos.
Algumas das causas da Cianobactéria
Bolhas de ar insuficientes
Um skimmer ou escumador de proteínas com pouca potência ou subdimensionado para seu aquário
Excesso de comida para os animais
Excesso ou superalimentação dos animais gera muitos nutrientes no seu aquário facilitando a geração do ciano.
Rochas vivas recém adicionadas ou que não passaram pelo Ciclagem
A adição de uma rocha viva que não está completamente curada age como um terreno fértil para algas ciano.
Poucas ou Restrições de Trocas Parciais de Água (TPA)
Se você não mudar sua água com frequência suficiente, em breve você terá algas de gosma vermelha coloridas. A água regular muda os nutrientes diluídos que alimentam as cianobactérias e mantém o seu tanque mais limpo.
Fonte de água ruim
Sua água de TPA ou de reposição devem passar por filtros de RO ou Deionizador. Uma água com baixa qualidade com nitratos ou fosfatos é como dar boas-vindas para os cianos.
As águas paradas
O fluxo ou movimento inadequado da água é uma das principais causas ciano. Água em movimento lento combinada com excesso de nutrientes dissolvidos e será perfeito para o desenvolvimento generalizado das algas vermelhas.
Como eliminar e previnir Cianobactérias
Verifique a qualidade de sua água RO / DI
Geralmente este sempre é o principal motivo, uma fonte de água ruim com filtros já saturados pode ser a razão pela qual você tem algas ciano no seu aquário. É válido lembrar que a água da torneira não purificada é a pior que existe, pode encher seu aquário com uma série de nutrientes dissolvidos, como nitrato e fosfato.
Aumente a frequência de troca de água
Mesmo que você pense que está mudando sua água o suficiente, um foco de ciano ativo pode sugerir o contrário. Aumente seu cronograma de alterações de água para pelo menos uma vez por semana.
Tente aspirar o remover o máximo possível do substrato e rochas
Ao trocar a água, use um pincel ou escova de dente para remover cuidadosamente o máximo de resíduo ciano das rochas e superfícies possível. Certifique-se depois de aspirar os pedaços flutuantes.
Produtos específicos
Eu particularmente não sou fã de nenhum tipo de agentes antibacteriano em aquários, pois apresentam mais riscos do que benefícios principalmente se tiver corais marinhos mais sensíveis.
Se você está lidando com cianobactérias, lembre-se que isso é muito comum. Não sinta que está falhando neste hobby emocionante. Não importa o quanto você tente, você provavelmente encontrará algas ciano pelo menos uma vez durante a vida útil do seu aquário. Com um pouco de paciência e dedicação, você vence elas facilmente.
Saiba mais neste link como Montar um Sump perfeito!