Após ler alguns artigos e vídeos resolvi testar a aplicação do Fluconazol no Aquário Marinho para o tratamento das algas bryopsis e o resultado foi supreendente.
Este é um medicamento de uso humano e também muito eficaz contra certas infecções fungicidas dos peixes e especialmente contra algumas algas dos nossos aquários marinhos.
O Fluconazol pode ser encontrado em qualquer farmácia/drogaria e, por ser um anti-micótico, no Brasil não é exigida receita médica/veterinária para sua aquisição.
Fora do Brasil é até vendido especificamente para este fim com o nome de Reef Flux Algae Buster Fluconazole saiba mais neste link
O Fluconazol tem efeito nas algas Chloróphitas (algas dos vidros), Derbésia, Bryopsis, Caulerpa, Códium, Halimeda e Ulva lactuca, pois contem nas suas paredes celulares um lipídio (gordura) estrutural chamado ergosterol, também presente nas paredes celulares de todos os fungos e que é justamente o alvo de ataque do Fluconazol, cujo mecanismo de ação é, justamente, bloquear as enzimas que trabalham na elaboração desse lipídio.
Com este tratamento não percebi nada incomum tanto com meus corais, peixes ou invertebrados durante o período de aplicação. No entanto, foi necessário a remoção da maioria dos equipamentos de filtragem, portanto, deve-se tomar cuidado para garantir que os parâmetros da água permaneçam iguais durante o tratamento.
Aviso Importante
É válido lembrar que antes de usar qualquer tipo de medicamento no seu aquário, tenha certeza que já fez uma avaliação completa do seu sistema avaliando os seguintes requisitos a seguir, pois algas são normais neste hobby e recomendo que somente em último caso use qualquer tipo de medicação.
- Seus parâmetros de Nitrato e Fosfato estão ok?
- Fez alguma mudança recente na alimentação dos seus animais?
- Teve troca de iluminação ou está com alguma lâmpada queimada?
- Verificou a qualidade de sua água de reposição ou fez o teste TDS?
- Você troca periodicamente seus filtros RO?
- Seu aquário já passou pelo processo de ciclagem?
Obs: Faça por sua conta e risco e não tente super dosar para atingir resultados mais rápidos… lembre que o sucesso do seu aquário depende da sua paciência.
Fluconazol Aquário Marinho: Como fiz o tratamento
O tratamento aqui no meu aquário foi realizado por um total de 14 dias, ou seja, se seu aquário está próximo da data de TPA faça-o antes da aplicação do produto, pois não é interessante fazer TPA durante o tratamento a não ser que reponha o remédio proporcionalmente ao volume de água da a ser trocada.
Deixei desligado meu skimmer nos primeiros 7 dias, pois meu aquário tem sump traseiro. Mas você também pode deixa-lo ligado para aerar o aquário porem sem o copo.
Também removi o carvão ativado ou purigen durante todo o tratamento de 14 dias.
Se você utilizar Filtro UV deve também ser desligado por 14 dias.
Meu aquário tem aproximadamente 100L e usei 6 capsulas de Fluconazol de 150mg.
Lembre de esvaziar cada capsula e utilizar apenas o pó do medicamento.
As cápsulas que contém o medicamento são feitas de um material glicoproteico que devem ser descartadas, aproveitando-se somente o seu conteúdo, que vem em pó.
Faça a mistura em 300ml de água de RO e após ficar bem dissolvido adicione no seu sump ou área com bastante movimentação do seu aquário
Geralmente as cápsulas abrem com facilidade o que não foi meu caso. Tive que corta-las usado um estilete para cortar a extremidade arredondada da cápsula e assim poder despejar o seu conteúdo facilmente
Agilizando a limpeza
A cada 3 ou 4 dias com ajuda de uma escova de dente fui removendo algumas algas das rochas (isso ajuda bastante). Use também uma pepita para sopra os detritos acumulados nas rochas… desta forma esta matéria ficará em suspenção e será removida pelo seu filtro mecânico ou perlon.
A cada 4 dias também fiz a troca do perlon, pois irá acumular bastante sujeira / algas.
Após os primeiros 7 dias liguei novamente o skimmer. E muito cuidado aqui com a regulagem dele, pois pode transbordar ok,
Obs: Cuidado se você possui algum tipo de filtro ATS o mesmo deve ser desligado e desinfectado. Já se tiver um Refúgio com Macro Algas não é necessário remover (exemplo sua chaetomorpha), mesmo que possa ser atingida pelo medicamento.
Assim que passar os 14 dias percebi que quase não havia mais algas o resultado é incrível. Neste dia fiz uma TPA de 20% de água e adicionei novamente o carvão ativado para remover toda a medicação da água.
Resumindo: Fluconazol Aquário Marinho
As algas Bryopsis aqui no meu aquário foram removidas em 14 dias, caso perceba que ainda tem algas GHA (green hair algae) este tratamento pode estender-se por até 21 dias.
O Fluconazol em Aquários Marinhos pode ser usado como remédio antifúngico para peixes / algas e não vi nenhuma reação adversa ao usá-lo, mas não quero que ninguém volte e diga que matou seus peixes, corais ou invertebrados e me culpe. Esta não foi minha descoberta, pois estou apenas seguindo o que alguns outros aquaristas já fizeram ok.
Espero que tenham gostado do post e até a próxima!
Para saber como tratar algas ciano clique aqui
Referências: JoseMayo (Reef Club)