Já ouviu falar em Equipe de Limpeza? Manter um aquário marinho de sucesso requer muita pesquisa e trabalho árduo. Mas, como nós, aquaristas já sabemos, no final essa jornada é extremamente gratificante. A manutenção de rotina do aquário é crucial se você deseja que os habitantes do seu ambiente não apenas sobrevivam, mas também prosperem. 

Mesmo que você tenha diversas ferramentas de manutenção e todo o equipamento de filtragem necessário, ainda haverá áreas dentro do seu aquário que você não conseguirá alcançar ou limpar o suficiente.

Felizmente, há um monte de criaturinhas legais que você pode adicionar ao seu reef para ajudar a mantê-lo limpo e saudável. Esses animais são chamados de equipe de limpeza.

Geralmente consistem em caracóis, caranguejos, camarões, ouriços-do-mar, estrelas do mar, pepinos-do-mar, conchas ou qualquer animal que consuma detritos e algas. A equipe de limpeza está entre os primeiros animais a serem adicionados no seu aquário depois que concluído o ciclo de nitrogênio.

Algumas pessoas pensam que o trabalho de uma equipe de limpeza é exclusivamente para limpar as algas. E isso é verdade, trata-se de uma das principais características, mas também está longe de ser tudo que podem fazer pelo seu aquário.

A equipe de limpeza irá trabalhar 24 horas por dia, todos os dias da semana, para manter seu aquário limpo. Restos de comida, por exemplo, é um grande problema para os aquaristas. Deixar comida em excesso no seu aquário irá apodrecer e se decompor contaminando sua água o que pode ser perigoso. A maioria dos animais mencionados irá devorar o excedente de comida em seu aquário antes que comece a se deteriorar.

Detrito é matéria orgânica (como resíduos de peixes) que existe em todos os aquários de água salgada e é quase impossível de ser removida sem a ajuda da equipe de limpeza. Pepinos do mar, camarões e conchas são alguns animais que consomem detritos em um aquário marinho.

Seu substrato será um ímã para o acúmulo de detritos e pode ser difícil de mantê-lo limpo. A boa notícia é que há uma variedade de invertebrados como caracóis e estrelas do mar vão cavar, rastejar e se deslizar sobre seu substrato consumindo a grande maioria dos detritos. Eles também agitam o leito de areia ajudando a manter os resíduos suspensos, facilitando a remoção do seu sistema de filtragem.

Estrela do Mar
Photo by Tijana Mihajlovic on Unsplash

As algas crescem em quase todos os aquários marinhos, geralmente em áreas mais inacessíveis como as paredes entre as rochas.

Ter uma equipe de limpeza no seu tanque ajudará a manter continuamente a remoção das algas evitando que elas se tornem um grande incômodo. Na minha experiência, caranguejos, caracóis, estrelas do mar, ouriços e pepinos do mar são os mais eficazes.

Os seguintes animais a seguir são as criaturas de limpeza mais populares que você encontrará em lojas de aquarismo:

Caracóis / Caramujos

Caracóis / Turbo Snails
Imagem de M W por Pixabay

Os mais conhecidos são os caracóis. Algo que muitos de nós não sabíamos até entrar no hobby é que os caracóis de água salgada se movem muito mais rápido do que se poderia imaginar. Estes animais são necrófagos naturais que comem algas e restos de comida dentro do seu aquário. Os caracóis também têm a capacidade única de limpar algas de corais vivos sem danificá-los, sem dúvida uma das melhores funções que podem servir em um aquário de recife.

Há uma variedade de caracóis disponíveis, cada um realizando uma tarefa diferente dentro do círculo da vida dentro do seu tanque. Turbo Snails, Margarita Snails e Trochus Snails vasculham rochas e vidro em busca de algas. Os caracóis de Nassarius comem detritos e restos de comida, mas passam a maior parte do tempo enterrados em seu substrato. Quando o alimento entra na água e eles emergem para comer e também oxigenam o leito de areia, o que é bastante benéfico.

Mini Paguros

Mini Paguros Aquário
Imagem de manseok Kim por Pixabay

Outro animal também muito eficiente são os Mini Paguros. Um animal muito simpático, colorido e funcional. Não possui nenhuma proteção natural na parte traseira de seu corpo, que é mole, sem patas, casca ou espinhos. Na parte da frente do seu corpo é onde encontram-se as patas e um par de fortes garras, usados para locomoção, alimentação e defesa, tendo assim de abrigar seu traseiro em conchas de caracóis vazias.

Os mini paguros são também conhecidos como ermitões e ocupam diferentes conchas vazias a medida que vão crescendo,  se alimentam principalmente de algas verdes e restos de matéria orgânica (restos de comida e animais mortos) nas rochas e substratos.

Qualquer concha não é suficiente para esses exigentes inquilinos, que procuram sempre “casas ” leves e de acordo com seu tamanho, dando inclusive prioridade a conchas que possuem pontas e espinhos em sua superfície.

Caranguejos

No oceano os caranguejos têm um propósito vital na cadeia alimentar, embora nem todos concordem que eles possam ser mantidos em aquários marinhos. Os caranguejos eremitas são os mais comuns encontrados porque são os mais acessíveis, divertidos e têm um apetite insaciável por detritos, restos de comida e até alguns tipos de algas.

Os caranguejos eremitas escarlates, também conhecidos como eremitas de patas vermelhas, estão entre as espécies mais pacíficas de caranguejos eremitas. Eles são excelentes necrófagos e permanecem pequenos para que possam caber em quase qualquer lugar e são menos ameaçadores para seus companheiros de aquário. O caranguejo eremita de patas azuis é outro caranguejo eremita seguro de recife popular. Eles são produtos de limpeza produtivos, mas são conhecidos por serem hostis.

Camarão na Equipe de Limpeza

Caramarão limpadores
Imagem de Marcelo Kato por Pixabay

O camarão é outro animal muito utilizado para fazer parte de sua equipe de limpeza. Eles são divertidos de ver e entrar em cantos e fendas para comer detritos e restos de comida que outros invertidos não conseguem alcançar. 

Os camarões limpadores, como o Cleaner, podem desempenhar um papel importante em seu aquário, limpando os parasitas de peixes e outros animais vivos. 

Aiptasia é uma anêmona-praga muita chata encontrada em nossos aquários de água salgada. Elas são consideradas um incômodo e muitas vezes difíceis de se livrar. Os Camarões Bailarinos é uma ótima alternativa ao invés de soluções químicas que consome essas anêmonas irritantes para você. Em um aquário bem alimentado, eles podem acabar ignorando as Aiptasia e se alimentando apenas de restos de comida de peixe, o que ainda é útil.

Asterinas são pequenas estrelas do mar brancas que se reproduzem rapidamente em aquários de água salgada. O Camarão Arlequim comerá qualquer estrela do mar que puder em seu aquário, o que pode ser super benéfico se você tiver uma abundância de estrelas Asterina.

Escolhendo sua Equipe de Limpeza

Agora que você conhece algumas das principais criaturas da equipe de limpeza, deve estar se perguntando, mas quantos de cada irei precisar em meu aquário?

E a resposta é que não existe uma regra exata vai depender muito do tamanho do seu aquário, eu uso para cada 10 litros de um turbos snails e dois paguros. Para evitar o excesso de estoque em seu aquário, prefiro uma abordagem mista para lidar com a biodiversidade específica do ecossistema do seu aquário.

Para obter melhores resultados e evitar o excesso, sugiro começar com poucos, porém diversa e, em seguida você vai aumentando sua equipe de limpeza a partir daí, até porque com o tempo alguns morrem ou são predados por outros.

Já caso seu aquário estiver com uma proliferação de algas, adicionar organismos apropriados para resolver o problema específico (bem como identificar a fonte) seria o caminho correto a seguir. Se as coisas melhorarem nas próximas semanas, mas você ainda vê espaço para melhorias, considere adicionar mais da mesma espécie.

A equipe de limpeza adiciona muita vida e movimento no seu aquário. Assistir os caranguejos correndo pelo substrato ou os Snails competindo entre si para cima e para baixo nas paredes do aquário traz um sorriso ao rosto de qualquer aquaristas. 

error: Este conteúdo está protegido :)