Neste post falarei sobre as Rochas Vivas para Aquário Marinho, quais os tipos disponíveis, quais as mais indicadas, como fazer o processo de clorar e muito mais.

Para muitos aquaristas, o design do aquário ou sua paisagem podem ser uma das partes mais agradáveis ​​da montagem, mas criar uma boa estrutura aquática não é apenas fazer com que o visual fique bonito. Você realmente deve levar em consideração os futuros habitantes que pretende manter tanto peixes como corais. É preciso tentar criar algo que não seja apenas agradável de se olhar, mas que também seja funcional.

As rochas vivas podem ser consideradas uma das principais razões pelas quais muitas pessoas mantêm sucesso com os seus aquários marinhos atualmente.

As rochas são extremamente porosas e são usadas como o principal filtro biológico para qualquer aquário marinho. Os diversos orifícios e fendas entre as rochas fornecem uma quantidade enorme de área para que as bactérias possam sobreviver.

Essas bactérias são muito benéficas e ajudam a converter a amônia dos resíduos dos peixes e dos alimentos não consumidos em nitrito. O segundo passo é quando essa bactéria converte o nitrito em nitrato. E o último passo é quando a bactéria converte o nitrato em gás nitrogênio que é totalmente inofensivo e saí pela superfície da sua água.

Qual a função principal das rochas vivas nos aquários marinhos?  

As Rochas Vivas para Aquário Marinho servem basicamente para:

  • Ornamentação.
  • Suporte para fixação de corais.
  • Auxilia na filtragem colonizando bactérias.
  • É um fantástico filtro biológico natural.
  • Oferece muitos espaços ocultos e vivos para seus peixes e invertebrados.
  • Pode ser uma fonte de alimento para seus peixes e invertebrados.
  • E por fim as algas coralinas crescerão nas suas rochas podendo trazer um visual basante atraente para qualquer aquário marinho.

Existem 3 tipos de Rochas mais utilizadas, sendo elas:

As Rochas Mortas ou Secas
Que não levam nenhum tipo de biologia para seu aquário

As Rochas Vivas
Que já estão em um ambiente marinho com diversas bactérias já desenvolvidas. São relativamente mais caras, pois necessitam de um transporte diferenciando para chegar em sua casa com qualidade.

Rochas Artificiais
Que são construídas geralmente com cimento branco, areia e cascalho onde é preciso saber bem como foram feitas, pois em alguns casos podem até gerar um alto nível de silicato e desmancham com o tempo, causando algas indesejadas no seu aquário como por exemplo as Diatomáceas.

Tipos de Rochas para Aquário

As Rochas mortas eu considero as melhores principalmente pelo seu preço que varia em média de R$25 a R$30 o kg. Aqui vai uma dica, procure por lojas especializadas para comprar suas rochas, não me vai comprar em grandes PetShops… pois lá vc irá pagar no mínimo o dodro do preço do kg.

Já em relação a quantidade a ser utilizada não existe uma regra, depende muito do visual que pretende manter e como será o seu sistema, porem como base eu recomendaria que use para cada 10 litros de água, use 1kg de rocha.

Clorar Rochas / Substrato

Clorar substratos ou as rochas vivas para aquário marinho é um processo muito simples e quando você está iniciando no aquarismo ninguém te avisa e isso pode trazer grandes problemas no futuro.

Caso compre alguma rochas de “desmonte” que é o termo que chamamos dos produtos já utilizados por outros aquaristas, é recomendado que antes de adicionar as rochas no seu aquário seja feito a sua devida limpeza para remoção de toda bactéria morta presente na mesa, para isso segue um passo a passo de como vc deve ser realizar este procedimento.

1 – Primeiro separe um balde que não seja utilizado no aquário como exemplo do TPA e coloque todas as rochas dentro dele.

2 – Logo após encha este balde com água da torneira até cobrir todas as rochas. Coloque 1L de Cloro e deixe por um período de 1 a 2 dias.

3 – Após este período, jogue a água fora e enxague suas rochas com ajuda de uma mangueira ou se tiver uma vap é melhor ainda!

4 – Feito este procedimento coloque novamente as rochas no balde e encha ele novamente, nesta fase agora você irá utilizar 1 litro de Vinagre Branco e deixar por mais um dia.

5 – Após o período, você já pode jogar a água fora e enxaguar novamente suas rochas, feito isso neste momento deixe todas elas no sol até secar por completo (de 3 a 4 dias) para que seja evaporado todo o cloro presente.

6 – Após a secagem as rochas estarão prontas e livre de qualquer possibilidade de contaminação. E vai por min, uma vez comprei rochas de uma loja e mesmo elas sendo vendidas como novas percebi a quantidade de sujeira que estava presente.

Feito todo o procedimento agora é só escolha a melhor posição para posiciona-las no seu aquário e pronto. Caso perceba que elas podem desmoronar facilmente sugiro que fixe-as com Durepoxi ou algum produto específico para este fim.

É importante também que suas rochas vivas para aquário marinho fiquem diretamente sobre o vidro base do aquário e não por cima do substrato, desta forma, caso tenha um desmoronamento por conta de algum peixe escavador não terá problemas com trincos no seu aquário.

error: Este conteúdo está protegido :)