Se seu peixe está inchado com escamas levantadas é provável que ele tenha Dropsy. Esta não é realmente uma doença, mas sim um sintoma de infecção bacteriana.
Nomes: Inchaço, hidropisia (dropsy).
Tipo: Bacteriana
Causa / organismo: Múltiplas causas, geralmente estresse ou ambientais
Hidropisia (Dropsy) é o acúmulo de líquido dentro da cavidade corporal ou nos tecidos de um peixe. Mais como um sintoma do que como uma doença, ele pode indicar uma série de doenças subjacentes, incluindo infecções bacterianas, infecções parasitárias ou disfunção hepática.
Geralmente os sintomas desta doença são barriga inchada, olhos esbugalhados, perda de cor / guelras pálidas, fezes pálidas e pegajosas, barbatanas presas ao corpo, úlceras e perda de apetite
Os sintomas variam alguns peixes apresentam o clássico inchaço da barriga, outros apresentam lesões cutâneas, enquanto outros apresentam poucos sintomas. Essa variabilidade é o que torna o diagnóstico difícil.
O resultado da progressão da infecção são: Órgãos internos afetados, principalmente o fígado e os rins. Ocorre anemia, fazendo com que as guelras percam sua cor vermelha normal. À medida que o abdômen se enche de fluidos, os órgãos são empurrados para o lado, às vezes fazendo com que a coluna se curve. Escamas projetam-se do corpo, dando a aparência de uma pinha. Este sintoma é uma indicação clássica de infecção grave.
Causas da Hidropisia (Dropsy)
O agente bacteriano que causa a hidropisia é uma das várias bactérias comumente presentes nos habitats dos aquários. A causa subjacente da infecção dos peixes é, em primeiro lugar, um sistema imunológico comprometido que os deixa suscetíveis à infecção. Isso pode acontecer como resultado do estresse de uma série de fatores, sendo eles:
- Má qualidade da água
- Picos de amônia ou nitrito
- Grande queda na temperatura da água
- Estresse de transporte
- Nutrição inadequada
- Tanques agressivos
- Entre outras doenças
Tratamento de Dropsy
Hidropisia não é facilmente curada. O tratamento é voltado para corrigir os problemas subjacentes e fornecer cuidados de suporte aos peixes doentes.
É recomendado que mova o peixe doente para uma quarentena, alimente-o com alimentos de qualidade e trate-o com antibióticos formulados especificamente para bactérias gram-negativas
Medicamentos antibacterianos
A maneira mais rápida e fácil de tratar a hidropisia em peixes é adicionar um remédio antibacteriano ao aquário do hospital (Quarentena). Existem alguns no mercado como Labcon Bacter e Api Melafix, mas cabe ao aquarista testar e ver qual é a melhor opção.
Entre os antibióticos estão a oxitetraciclina (OTC) e o florfenicol (FFC) são os mais utilizados para este tratamento em peixes (Rigos e Troisi, 2005) ou até mesmo o uso do Mardel Maracyn onde é recomendado sempre seguir as instruções de dosagem.
Recomendaçoes Dropsy
Lembre sempre de mover os peixes infectados para a quarentena para separá-los dos peixes saudáveis. Enquanto isso, faça uma TPA (troca de água parcial) no aquário original e monitore os peixes de perto quanto ao aparecimento de sintomas.
É importante que mantenha os peixes sob observação por várias semanas após o desaparecimento dos sintomas.
A prevenção é a melhor cura. Quase todos os fatores que estressam os peixes o suficiente para torná-los suscetíveis à infecção podem ser evitados. Como a má qualidade da água é a causa raiz mais comum do estresse, a manutenção do tanque é crítica entre outros fatores que incluem:
- Faça trocas regulares de água
- Mantenha o aquário limpo
- Limpe seus filtros regularmente
- Evite superlotar o aquário de animais
- Não superalimente seus peixes
- Varie a dieta
Se o aquário estiver bem conservado e os peixes alimentados com uma dieta saudável, os surtos de hidropisia serão improváveis.
Fontes
- www.fritzaquatics.com
- www.scielo.br/pdf/abmvz/v63n3/v63n3a07.pdf
- Hoole, D. (2001) Diseases of Carp e outros peixes ciprinídeos John Wiley and Sons
- Orr, James, MA, DD Editor Geral. “Entrada para ‘DROPSY’ “. “International Standard Bible Encyclopedia”. 1915.