Muitos aquaristas têm o desejo de cultivar o Coral SPS que são espécies de corais duros bonitos e bastante coloridos. Porém para manter estes animais com qualidade envolve um compromisso tanto de tempo, energia e alguns gastos extras.

Os corais SPS representam um dos maiores desafios em aquários de água salgada. As condições de vida dentro de um tanque de recife precisam ser quase perfeitas para maximizar o potencial das colônias com cores vivas. E essas colônias são geralmente organismos muito implacáveis. Todo o sistema requer nutrição, iluminação, fluxo, química da água e outros parâmetros corretos para obter os melhores resultados e crescimento destes animais.

SPS são difíceis de manter
Imagem de agkaimal por Pixabay

Por que os SPS são difíceis de manter?

Para a maioria, manter um aquário de recife com corais SPS coloridos é um longo caminho de aprendizagem, cometendo erros, aprendendo com esses erros e expandindo constantemente a base de conhecimento e a sua experiência. Muitos de nós iniciamos nosso caminho no aquarismo marinho através de fóruns online e / ou blogs para ler artigos, observar e compartilhar experiências de outras pessoas e geralmente encontrar muitas informações. 

Geralmente a maioria destas informações compartilhadas são baseadas nas experiências das pessoas e não de estudos científicos, o que pode levar à muita confusão e contradição neste hobby. 

Como escolher um Coral SPS colorido?

A melhor sugestão para cultivar o coral SPS colorido é selecionar inicialmente as melhores mudas das colônias cultivadas nas lojas de aquarismo. Você deve sempre escolher um frag de uma colônia-mãe bem colorida que viveu em um aquário já por muito tempo, essa escolha resulta no melhor sucesso. 

Os corais do nosso hobby vêm do oceano em uma variedade de belas cores. Essas colônias recém-chegadas passam então por uma adaptação à vida em tanques com as mudanças da água real do oceano e luz solar para água salgada artificial e luminárias. Esta adaptação acontece ao longo de toda a mudança de distribuição, desde a coleta, ao atacadista no exterior, ao atacadista local, ao vendedor e finalmente no aquário de alguém.

Coral SPS Cuidados
Imagem de Herman Vyverman por Pixabay

Alguns corais não sobreviverão e alguns podem até sofrer alterações adversas de cor ao longo do tempo. No entanto, entre os muitos corais SPS importados, haverá algumas joias que se adaptarão bem e manterão suas cores vivas e vitalidade, e provarão que estão à altura da vida de um aquário marinho.

Fragmentos coloridos de colônias recém-importadas podem facilmente transformar-se em um desastre, mas fragmentos de colônias já cultivadas em aquários quase sempre ficam bem no seu sistema. As colônias importadas recentemente podem ser brilhantes com cores exóticas, mas há uma grande probabilidade de que as cores mudem em seu aquário por conta da iluminação artificial.

Como manter os Corais SPS (Parâmetros e Testes)

As características mais importantes para um aquário de recife bem-sucedido colorido é a vigilância do mesmo. Você deve testar seu aquário com frequência e observar seus corais regularmente para ver se há sinais de boa saúde. Quase todo mundo gosta de olhar para seus lindos SPS coloridos, portanto, é fácil fazer uma observação constante. Testar os parâmetros do seu sistema não é difícil, porém requer compromisso frequente do aquarista.

Sinais típicos de boa saúde são ramificações bem coloridas e com a extensão de seus pólipos. Os corais podem ser saudáveis ​​sem a extensão dos pólipos, mas isso normalmente ocorre apenas se houver peixes que incomodam ou beliscam os SPS.

A melhor prática é entender seu coral, através de uma observação constante, e testar seus parâmetros uma ou duas vezes por semana. Os corais SPS não tem muita resistência como os corais Softs ou LPS, quando estão estressados ​​ou infelizes, morrem muito rapidamente. 

Os parâmetros mais importantes

Os parâmetros mais críticos são alcalinidade e nitratos, seguidos de perto por fosfatos, cálcio e magnésio. O número exato de alcalinidade não é crítico, mas manter o número em uma faixa restrita é. Os corais prosperam com um dKh em qualquer lugar na faixa ampla de 7-12, mas somente se mantidos dentro de uma variação mínima possível. A maioria dos aquaristas atualmente operam seus aquários de recife em 8 dKh. Uma vez que a alcalinidade desejada é alcançada, é importante ficar muito perto desse alvo porque o coral SPS responde negativamente às flutuações na alcalinidade.

Por que o SPS fica marrom? 

SPS Marrom
Imagem de Marcelo Kato por Pixabay

Os corais castanhos ou marrom são frequentemente um indicador de uma mudança rápida nos seus parâmetros ou nas condições do seu reef. Eu mantenho uma faixa de alcalinidade em meus aquários entre 7,5 e 8,2 dKh.

As duas melhores opções para estabilidade de alcalinidade são com dosadoras ou com reatores de cálcio. Ambos também permitirão a suplementação de cálcio, bem como magnésio e outros minerais. O cálcio e a alcalinidade precisam estar em equilíbrio e um reator de cálcio permitirá que você atinja um ou outro, mas os manterá em equilíbrio. Visto que medir a alcalinidade parece mais fácil do que os níveis de cálcio. As dosadoras permitem muito mais flexibilidade porque normalmente dois, três ou mais recipientes separados são dosados ​​individualmente, permitindo melhor precisão na dosagem dos elementos.

Nitratos e Fosfatos do Coral SPS

Os nitratos e fosfatos são necessários para que os organismos cresçam e se desenvolvam. Muito pouco ou muito de qualquer um deles pode representar problemas para os corais SPS.

Qual o nível de nitrato é ideal?

As tendências atuais defendem níveis de nitrato em torno de 1-10 ppm e fosfatos entre 0,02 e 0,1 ppm.

Fosfatos elevados reduzem a calcificação do coral e geralmente alimentam algas indesejadas. Também foi relatado que nitratos elevados também alimentam algas e dinoflagelados. A maioria das pessoas descobre com nutrientes muito elevados que o coral SPS fica marrom. É muito raro encontrar um aquarista mantendo SPS com nutrientes elevados e com um visual bonito e  estável.

Os nitratos têm uma dinâmica interessante com iluminação, alcalinidade e fosfato.

Se os níveis de nitrato forem muito, muito baixos e a iluminação muito intensa, existe o potencial de queimar ou branquear o SPS. Se os níveis de nitrato forem muito baixos, os níveis de alcalinidade precisam estar em uma faixa mais baixa, mais perto da água do mar, caso contrário, o potencial é para pontas dos SPS ficarem queimadas.

Também existe uma relação entre os níveis absolutos de nitratos e fosfatos, necessária para manter um equilíbrio biológico saudável. A proporção de nitrato para fosfato provavelmente deve ser de 14: 1 a 500: 1, embora essa proporção seja provavelmente muito favorável. Parece que se os nitratos ou fosfatos caírem muito ou se a proporção nitrato e fosfato ficar fora da faixa, essa estabilidade é comprometida e isso incentiva o crescimento de cianobactérias prejudiciais, bem como outras pragas no seu aquário. Lindos SPS coloridos requerem a manutenção de nitratos e fosfatos em níveis relativamente baixos, embora presentes em quantidades mensuráveis ​​e em uma proporção apropriada entre si.

Coral Aquário Avançado
Photo by Kristin Hoel on Unsplash

Quanto de fosfato é demais?

Eu tento manter meus nitratos entre 2 e 10 ppm, embora eles geralmente estejam certos em 5 ppm. Meus fosfatos variam de 0,03 a 0,1 ppm. Às vezes é necessário suplementar o nitrato, caso contrário, eles cairão muito. Para isso pode ser utilizado o Nitrato de Potássio (KNO3) em pó ou super alimentar os animais para gerar mais matéria orgânica.

Como Alimentar o Coral SPS – Alimentos, Aditivos e Suplementos

Os corais necessitam de nutrientes e a melhor fonte de alimento dos corais são os peixes felizes fazendo cocô logo após a alimentação. Portanto, a melhor comida de coral é simplesmente qualquer boa comida de peixe que eles apreciem. Existem muitas opções de alimentos industrializados, bem como misturas caseiras personalizadas que fornecem nutrição apropriada para seus peixes e, em última análise, para o seu coral SPS.

É importante ter em mente que a fonte primária de nitratos e fosfatos em um tanque de recife é a comida de peixe. A água mal filtrada pode contribuir adicionalmente com nitratos e fosfatos, mas não deveria ser, se usar um sistema de filtração de qualidade com manutenção adequada. E, claro, as rochas antigas também podem ser uma fonte de fosfatos.

Pense na comida de peixe como um bloco de nitratos e fosfatos. Sempre que você fornece comida para os peixes, você está adicionando nitratos e fosfatos a ele. Seus peixes absorvem apenas uma pequena quantidade de nitratos e fosfatos em seus alimentos e a maior parte é devolvida à água como resíduos de peixes. E certamente os alimentos não consumidos também fazem parte do nitrato e do fosfato adicionados. A quantidade de alimento fornecida depende do tamanho e do número de peixes que mantêm, bem como da exportação de nutrientes. Mas isso é apenas uma parte da história

Qual o melhor suplemento para o crescimento dos corais?

Corais Duros Alimentação

Os aditivos e suplementos são assuntos interessantes neste hobby. Todo mundo quer que os aditivos funcionem. Seria maravilhoso derramar um líquido que otimizasse a cor dos corais e aumentasse rapidamente suas colônias.

Existem muitos tanques bonitos que usam aditivos, talvez seja possível que esses aditivos sejam a razão do belo sucesso. Ou talvez sejam irrelevantes. É difícil avaliar objetivamente se um aditivo é significativo para melhorar a cor ou o crescimento do coral. A maioria dos aquaristas sempre estão em busca de uma solução milagrosa na esperança de uma melhora significativa na cor e no crescimento dos seus animais.

Como controlar os nutrientes: Remover Nitratos e Fosfatos

Seu coral sps requer nutrientes, nitratos e fosfatos. O excesso de nitratos e fosfatos precisa ser exportado, removido ou consumido. Bactérias e algas são grandes consumidores de nitratos e fosfatos.

O incentivo ao crescimento de algas pode ser feito tanto em um refúgio, como em um reator de algas ATS e são métodos poderosos de exportação de nutrientes.

As bactérias vivem em todas as superfícies do aquário, bem como na coluna de água. O trabalho com as rochas vivas no aquário fornece uma área de superfície muito grande para bactérias e, portanto, algumas pessoas adicionam muitas rochas ao tanque. Os leitos de substrato, especialmente os mais profundos, podem ser uma área de bactérias nitrificantes e desnitrificantes de alta densidade. 

As bactérias na coluna de água e em superfícies podem ser alimentadas com uma fonte de carbono para promover o aumento do número de bactérias. A fonte de carbono pode ser adicionada diretamente à água, com produtos específicos para este fim ou até mesmo com o uso de vodka, vinagre ou açúcar. A fonte de carbono também pode estar em um reator de biopellets.

Existem produtos bacterianos para adicionar biodiversidade ao aquário que podem ser adicionados. E existem produtos patenteados que são projetados para reduzir especificamente os nitratos e fosfatos. Além disso, existem mídias cerâmicas que fornecem grandes áreas de superfície em sua estrutura de poros para permitir grandes populações de bactérias que ajudam a reduzir significativamente os nitratos.

Os Skimmers ou escumadores de proteína removem parte da comida não consumida e alguma quantidade de nitratos e fosfatos, bem como bactérias. Este equipamento também adiciona oxigenação à água e remove alguns compostos orgânicos.

Skimmer Aquário Marinho

O excesso de fosfatos pode ser removido por óxidos de ferro granulares (GFO). Se os nitratos forem removidos agressivamente por qualquer um dos métodos mencionados anteriormente, a suplementação com nitrato também pode ajudar a reduzir os fosfatos.

Se os nutrientes forem muito altos, a calcificação, o crescimento e a cor dos corais são prejudicados e a proliferação de algas indesejadas é incentivada. Se os nutrientes forem muito baixos, os corais provavelmente ficarão muito pálidos e morrerão de fome. Se os nutrientes estiverem desequilibrados, o tanque ficará vulnerável a um florescimento de cianobactérias ou outras pragas.

De quanto fluxo o Coral SPS realmente precisa?

O fluxo de circulação adequado é uma necessidade absoluta para a saúde dos corais e, em última instância, para a sua cor. Não há critérios objetivos que realmente descrevem bem o fluxo necessário exigido.

O movimento adequado da água ao redor do coral SPS impacta significativamente sua absorção e excreção de nutrientes. Basicamente, o movimento suave do pólipo indica o fluxo mínimo necessário. Não se sabe exatamente qual o fluxo ideal, mais uma coisa é certa mais fluxo é geralmente considerado melhor, porém que não seja direto sobre o animal para não arrancar o tecido do coral.

Curiosamente, o fluxo unilateral em oposição ao fluxo aleatório geralmente resulta em colônias SPS que crescem de forma semelhante a uma árvore varrida pelo vento, em vez de em uma forma mais uniforme e concêntrica.

Qual o melhor sal para um aquário marinho?

Existem muitos fabricantes de sal. Cada um aparentemente definiu uma meta ou critérios para seus parâmetros e esses estão normalmente listados na sua embalagem. Sempre parece haver debates contínuos sobre qual é o melhor sal.

Sugiro que você reveja os parâmetros da lista de vários fabricantes de sal e determine o que deseja atingir. Para muitas pessoas, a alcalinidade é o parâmetro mais importante. Nenhum dos fabricantes produz um sal com menos de cerca de 7,5 dKh. Alguns produzem um produto com alcalinidade próxima a 11 dKh.

Algumas pessoas usam o sal mais barato e outras escolhem o sal mais caro. Escolha um sal que seja altamente consistente com seu controle de qualidade e combine ao seu gosto e exigências para maximizar as cores dos seus corais. Eu tentei muitos sais diferentes e, na verdade, todos são muito bons.

Qual é a melhor iluminação para o cultivo do coral SPS?

Corais SPS requerem muita luz. Felizmente, existem muitas opções à sua escolha. Halogênicos metálicos, t5s e LEDS, todos podem cultivar corais com belas cores.

Iluminação HQI

Os HQI têm sido o padrão ouro. Muitas vezes descrito como a melhor luz para o cultivo e coloração do coral SPS. Os halogenetos metálicos também dão um efeito “cintilante” à água, que é extremamente bonito de se ver, que não é igualado pelas outras opções de iluminação. Mas os HQIs precisam ser substituídos anualmente e emitem muito calor, o que geralmente requer um sistema de resfriamento para evitar que seu aquário aqueça

Iluminação T5

O Coral SPS ama as lampadas T5, não sei por que, mas eles simplesmente adoram. A iluminação com T5 produz consistentemente bons resultados e você pode aumentar bastante suas colônias de SPS. Mas os T5 também exigem a substituição das lâmpadas pelo menos com a mesma frequência que os HQIs.

Iluminação de LED

Os LEDS tiveram um impacto incrível no hobby e são provavelmente a escolha mais popular para novos aquaristas. Uma variedade de marcas fazem luminárias de LED de qualidade que crescem e colorem os SPS com sucesso. Permanece algum ceticismo sobre as habilidades dos LEDs para colorir e aumentar SPS, mas isso parece estar diminuindo rapidamente com base no sucesso de muitos LEDS.

Uma vantagem dos LEDS é que diferentes espectros de iluminação podem ser ajustados. E quando os LEDS são ajustados para espectros mais azuis do que os haletos metálicos ou t5 podem atingir, pode haver uma incrível fluorescência visualizada. Nem todos os SPS irão apresentar fluorescência dramática, mas alguns corais exibirão cores vivas não vistas sob os espectros de HQI ou T5.

Dadas as várias vantagens e desvantagens de cada sistema de luz, existem muitos aquaristas que escolhem alguma combinação de HQIs, T5 ou LEDS o que chamamos de iluminação híbrida. Provavelmente haverá discussões por algum tempo sobre o melhor sistema de iluminação. Dada a flexibilidade dos espectros de luz, a fluorescência e a ausência de necessidade de substituição de lâmpadas, parece que os LEDS simplesmente continuarão a ganhar participação de mercado sobre seu já domínio de mercado.

Água tem que ser de qualidade!
Filtros RO ou DI

Filtro de Osmose Reversa

A qualidade da água salgada artificial determina, em última análise, o sucesso de um aquário e, portanto, as cores que podem ser obtidas em seu SPS. É muito difícil obter sucesso a longo prazo com SPS sem fazer sua própria água por meio de um sistema de água RO / DI de qualidade. Não apenas os nitratos e fosfatos precisam ser removidos da água, mas também o cloro e outros contaminantes devem ser removidos.

É importante que a água de reposição para evaporação do aquário também seja com água RO / DI da melhor qualidade para a melhor saúde e cor dos corais.

Resumo: Coral SPS

Lindos e saudáveis os corais SPS em um aquário marinho são o resultado de muitos fatores. Compreender a água do mar, a química da água, estar comprometido com a observação dos animais, gerenciar os parâmetros da água em uma faixa estável muito estreita, testar a água com controle, fornecer fluxo e iluminação adequados, gerenciar tanto a entrada quanto a exportação de nutrientes, todos são os blocos de construção. Colônias de SPS consistentemente bonitas, brilhantes e coloridas vêm de fragmentos escolhidos de colônias-mãe coloridas que viveram em um aquário de recife por algum tempo e demonstraram estabilidade de cor e viabilidade.

Fontes: Mark Rosenblatt / Reefhacks.com

error: Este conteúdo está protegido :)