Basicamente o processo de ciclagem é quando o sistema começa a buscar sua estabilidade química, física e biológica e para isso você precisará entender sobre o Ciclo do Nitrogênio.
Em resumo o ciclo de nitrogênio acontece da seguinte forma:
Todo o resto de alimentos, excrementos dos peixes e animais mortos como por exemplo os paguros ou qualquer outro animal de limpeza que geralmente morre, serão degradados se transformando em Amônia (NH4) que é super tóxica para os animais e pode facilmente queimar as guelras de qualquer peixe.
Esta amônia por sua vez, será convertida em Nitrito (NO2) e as bactérias aeróbicas do aquário irão oxidar estes dois elementos tanto a amônia como o nitrito “se alimentando deles” para posteriormente converter o Nitrito em Nitrato (NO3).
Nossos aquários devem ter zero de amônia e zero de nitrito, pois estes elementos são bastante prejudiciais para qualquer animal, já quando eles são convertidos em Nitrato, é possível termos uma faixa de 2 a 12 ppm tranquilamente que não são ofensivos para os animais.
A formação das bactérias anaeróbicas, bem como seu TPA (Troca Parcial de Água), utilização de macroalgas ou até mesmo o uso de fontes de carbono serão capazes de reduzir este Nitrato acumulado no seu sistema.
De uma maneira mais simplificada, o ciclo do nitrogênio é um processo para formar uma colônia de bactérias benéficas o suficiente para controlar e reduzir as substâncias tóxicas da água que são letais para os peixes.
Esse processo é fundamental para quem está montando um novo aquário. No aquarismo, um termo muito utilizado para esse processo é “ciclar o aquário”.
Esse processo pode levar de 2 semanas a 2 meses ou mais para ser concluído. É vital que qualquer pessoa que esteja planejando manter os peixes de aquário entenda esse processo. Aprender sobre esse processo ajudará você a ter sucesso na criação de peixes. A melhor maneira de monitorar o ciclo do nitrogênio é comprando um kit de teste de amônia, nitrito e de nitrato.
Quanto maior o tempo de ciclagem, maior será a colônia de bactérias para controlar os parâmetros de sua água, mantendo assim a estabilidade do seu aquário.
Dando um resumo sobre o processo, é que depois que seu aquário estiver completamente ciclado, ele converterá automaticamente a amônia e o nitrito em nitrato, depois a sua filtragem e as bactérias desenvolvidas no seu sistema será responsável por eliminar o nitrato de forma constante.
E mesmo depois de ciclado toda vez que você por exemplo incluir um novo peixe, aumentará sua carga orgânica, pois você vai aumentar a alimentação e este peixe vai liberar mais excrementos na água, sendo assim terá é claro um pouco de amônia e nitrito nos primeiros dias e depois tudo será estabilizado automaticamente através de um processo químico e biológico convertendo os dejetos deste animal em nitrato.