Neste conteúdo sobre aquário falta de energia vou lhe mostrar quais são suas opções disponíveis caso aconteça quedas de energia elétrica e como continuar mantendo a oxigenação da sua água.
Não querendo te botar pânico, mas você já deve ter ouvido nos noticiários que estamos passando por uma forte crise energética no Brasil por conta da falta de chuva e a consequente baixa dos reservatórios de água. Tanto é que nossa conta de luz aumentou recentemente e isso a meu ver é que estamos bem próximos de ter apagões em nossas residências. É claro que não posso lhe afirmar que isso realmente vai acontecer ou não, mas o que recomendo é que esteja preparado.
Geralmente o que o pessoal faz. Acaba a energia aí ficando cruzando os dedos para que ela volte o mais rápido possível ou então sai correndo desesperado em lojas de aquarismo pra comprar um compressor de ar a pilhas.
Se você é iniciante neste hobby, a primeira coisa que deve saber é que nossos aquários não podem ficar sem energia por mais de 2 horas, pois a chance de ter algum problema com seus animais será grande pela falta de oxigênio.
E para isso você tem algumas opções sendo elas. Fazer esta oxigenação manualmente, você pode também usar um Compressor de ar a pilha, ter um nobreak ou usar um inversor com uma bateria.
Oxigenação Manual
Se você é desses que deixa tudo para última hora e não está preparado, o processo manual pode ajudar seu aquário falta de energia.
Inicialmente se for uma falta de energia de até 40 minutos você não precisa se preocupar, já passando de 1 hora comece a acompanhar apenas a reação dos animais, pois normalmente quando começa a dar sinal de falta de oxigenação eles reagem subindo e descendo ao nível do aquário ou ficam nadando muito próximo da superfície. Preste atenção também no aumento da temperatura do ambiente, pois se subir muito baixará ainda mais rapidamente sua oxigenação.
A partir da 2 hora agora sim começa a ficar mais crítico e é necessário iniciar o processo de oxigenação do display o quanto antes, neste caso com ajuda de um balde pequeno pegue a água do próprio aquário e jogue-a de volta de um ponto mais alto a fim de gerar a oxigenação. Faça isso 5 vezes de 30 em 30 minutos.
Uma observação é que se o seu aquário for grande será muito melhor, já se tiver um Nano ou um Pico reef de uns 30 Litros nem espere as 2 horas, deu uma hora sem luz já comece a fazer a oxigenação manual.
O ponto negativo deste método é que você ficará refém deste processo com balde e garanto que não conseguirá manter essa frequência por muitas horas manualmente.
Compressor de ar a pilhas
A segunda opção que temos é usar um compressor de ar a pilhas, e na minha opinião isso é o mínimo que todos os aquaristas devem ter guardado! E foi o que me salvou neste último final de semana quando fizeram a manutenção de um poste de energia aqui da rua de casa.
Com este equipamento basta você inserir as pilhas e deixar a mangueira para fazer a oxigenação da sua água… nem precisa deixar a pedra porosa só a ponta da mangueira já é o suficiente para movimentar a sua superfície de água.
A parte ruim é que você precisa ter pilhas disponíveis e eu até tinha umas que comprei e guardei exatamente para esse momento. Outro ponto negativo é que essas pilhas são bem caras e não duram muito tempo ligadas, então já se prepare para isso.
Nobreak
A terceira opção que temos seria usar um nobreak e o uso dele seria exclusivamente para manter a oxigenação com apenas uma bomba de circulação virada para movimentar a linha d’água do aquário. Você não precisa ligar todo seu sistema como skimmer, luzes, aquecedores etc, pois seu nobreak não duraria minutos.
A parte ruim do nobreak é que nem todas as bombas do aquário funcionam nos nobreaks tradicionais, principalmente as de modelo AC. E é importante que seu nobreak tenha uma onda de energia Senoidal Pura, o que acaba deixando esta opção um pouco salgada.
Sobre a autonomia por exemplo, se você pegar um nobreak de 600va e ligar uma bomba de 3000 l/h de 6w a autonomia será de aproximadamente 4 horas. Ou seja, quanto maior a voltagem dos equipamentos ligados menor será o tempo da bateria.
Inversor de Energia com Bateria
E por fim a nossa quarta e última opção seria comprar um inversor de energia para ligar em uma bateria automotiva e foi o que fiz recentemente.
E como ele funciona, esse inversor transforma a energia de uma bateria de carro por exemplo de 12v para 110 ou 220v. Quando você for comprar você escolhe qual deseja converter.
Um ponto importante é que assim como o Nobreak esse inversor também precisa ser de onda senoidal pura, e o que isso significa.
Esses equipamentos tanto o nobreak como os inversores possuem diversos tipos de ondas quando você for comprar e quanto mais suave for essa onda melhor será para a vida útil do equipamento que você for ligar nela. Ou seja, quanto mais pura e suave for essa onda melhor, desta forma será muito semelhante à onda que temos nas tomadas de nossas casas.
Se você comprar um por exemplo com onda senoidal modificada ele vai funcionar também, porém eu não arriscaria colocar uma bomba de retorno caríssima ligada nela, pois pode com o tempo pode danificar seu equipamento.
Este inversor que comprei tem um pico 1600w e uma média de 800w que seria a capacidade máxima que poderei usar somando todos os equipamentos ligados nele. Eu até acabei exagerando um pouco na potência, pois até uns 150 a 300w seria suficiente para ligar todas as bombas dos meus aquários.
A parte boa do inversor é que você pode ligar até uma TV, luzes da sua casa e muitos outros equipamentos, desde que não ultrapasse a sua potência.
Para testar eu liguei na bateria do carro mesmo… sendo o vermelho no positivo e o preto no negativo, depois é só ligar. Ele ainda tem um visor para mostrar a carga da bateria.
Eu liguei uma bomba Sarlo Better 1000 l/h e funcionou certinho! Quanto a autonomia não consegui testar ainda mas fazendo um conta rápida aqui vamos supor que eu use uma bateria de 60 amperes x 12v que é a tensão da bateria, eu teria 720 watts total se eu dividir por 50w que seria a quantidade que vou usar eu teria aproximadamente 14 horas de bateria.
Já se eu usar apenas 20w com minhas bombas a conta fica assim: bateria 60 amperes x 12v que é a tensão da bateria dividido por 20w que é o total das minhas bombas eu teria uma autonomia de aproximadamente 36 horas.
Espero que tenham gostado deste conteúdo sobre aquário falta de energia, caso tenha alguma dúvida escreve abaixo nos comentários