Aprenda neste artigo os primeiros passos para ter um Aquário Marinho Completo e funcional, confira dicas essenciais para auxiliar os iniciantes a montarem seu primeiro aquário com qualidade.

Planejamento do Aquário Marinho

Ao fazer o planejamento desde o início do seu projeto você estará economizando um bom dinheiro no futuro. Muitas pessoas (eu também já fiz isso rsrs) economizam no começo subestimando o seu sistema, mas isso lhe causará consequências sérias no futuro do seu projeto.

Antes de começar pesquise bem qual fauna pretende manter e com qualidade, exemplo: não escolha peixes que comem corais ou até mesmo peixes incompatíveis gerando briga entre eles. Isso vale também para os corais, tenha em mente antes de tudo quais corais pretende manter entre os Softs, LPS ou SPS.

Escolha uma Filtragem Eficiente

Para ter um aquário de qualidade será necessário alguns equipamentos específicos para a filtragem da sua água e eliminação de todas as substâncias tóxicas produzidas pela decomposição de materiais orgânicos como fezes, urina e restos de alimento e para isso você vai precisar de:

  • Filtros Mecânicos
  • Mídias Biológicas
  • Mídias Químicas
  • Skimmer

Filtros Mecânicos

Existem basicamente dois tipos sendo o Perlon que é uma manta ou lã acrílica que ficará dentro do seu sump responsável por remover toda a matéria e detrito que fica suspenso na sua coluna d’água.

Ele deve ser trocado semanalmente ou a cada 4 dias caso o seu sistema demande muita carga orgânica.

Mídias Biológicas

Serão responsáveis por cultivar e desenvolver o maior número de bactérias benéficas para o seu aquário marinho completo.

Hoje no mercado existe basicamente 3 tipos sendo eles:

Mídias Químicas

Dentre as mídias químicas as mais utilizadas estão o Carvão Ativado e os Removedores de Fosfato.

O Carvão Ativado serve para remover os compostos diversos que tingem e colorem a água, medicações e outros eventuais contaminantes. Eu particularmente não uso a não ser que seja extremamente necessário para remoção de algum medicamento.

Em relação aos removedores de fosfato os produtos mais utilizados são o ROWAPhos ou PhosBan e devem ser substituídos uma vez ao mês ou quando perceber que não estão sendo eficientes por saturação.

Skimmer

Tenha um bom Skimmer e dimensionado para seu o sistema, ele será como o “coração” do seu aquário e responsável por remover compostos orgânicos.

Rochas vidas, substrato e uma boa colônia de bactérias ajudará também bastante na estabilidade do seu Nitrato uns dos níveis mais difíceis de se manter em níveis baixos.

Iluminação

Os aquários principalmente de corais necessitam de uma luz adequada para o seu melhor desenvolvimento. A iluminação é a principal fonte para que as zooxantelas façam fotossíntese e produzam alimento para seu coral.

Os modelos mais utilizados no aquarismo são:

  • Luminárias de HQI
  • Lâmpadas T5, T8 ou PL
  • LEDs

Já o período de Iluminação do seu aquário deve variar de: 8 a 10 horas por dia. Eu recomendo que use tomadas com timer para ligar e desligar as suas luminárias automaticamente.

Substrato

Os substratos mais recomendados são os de aragonita, halimeda ou concha moída para auxilio na manutenção do PH. Já quanto a quantidade a ser utilizada deve ser entre 5 a 8 centímetros de altura. Confira aqui uma matéria exclusiva que fiz sobre o substrato.

Uma dica é colocar primeiro o substrato no aquário somente depois encher de água, ao fazer inverso poderá subir uma quantidade grande de poeira na sua água.

Extras: Aquário Marinho Completo

Quer saber mais baixe aqui nosso ebook gratuito com 10 Dicas para Montar seu primeiro aquário marinho.

error: Este conteúdo está protegido :)