Há uma série de debates ​​no nosso hobby e um dos mais populares e recentes é se devemos ter um aquário sem substrato (Bare Bottom) ou se devemos usar o substrato no fundo como já é feito por muitos anos por diversos aquaristas.

Quando as pessoas usam um aquário sem substrato desta forma é possível retirar facilmente os detritos como matéria orgânica morta, fragmentos de organismos mortos ou resíduos de peixes que se acumulam no fundo, facilitando a exportação de nutrientes em excesso, como amônia, nitratos e fosfatos.

Aquário Bare Bottom
Credits: Jacky from China (ReefCentral) cmfish.com

Pequenas quantidades de amônia nos resíduos podem ser tóxicas para muitos habitantes do recife e altos níveis de nitratos e fosfatos podem inibir o crescimento e as cores dos corais.

Detritos também terão menos probabilidade de se acumular sob as rochas em um aquário bare bottom (sem substrato), onde você conseguirá deixar um forte fluxo de circulação, tornando mais fácil para exportá-los por meio da filtragem mecânica com o Perlon ou Sharkbag. Além disso, os corais SPS se sairão melhor com altas taxas de fluxo, uma vez que fortes turbulências de água em um aquário com substrato ficam muito mais difícil.

Uns dos motivos para o uso de aquários com substratos é que além das rochas vivas pode também fornecer uma área maior para as bactérias atuarem como um filtro biológico adicional. Estas bactérias fazem o trabalho pesado quando se trata de remover e reciclar o excesso de nutrientes, absorvendo amônia e fosfatos encontrados nos resíduos dos peixes e invertebrados.

Aquário sem Substrato
Credits: Jacky from China (ReefCentral) cmfish.com

Aquários com Substrato podem dar problema no futuro?

Para responder esta questão é importante que saiba que existem aquários com camadas de substratos profundos ou rasas. Para fins de argumentação, digamos que um leito de areia profundo tenha mais de 8 cm, enquanto um leito de areia raso tem de 2 a 5 cm de profundidade. 

Eu particularmente prefiro substratos rasos com no máximo 3cm, pois você conseguirá fazer uma melhor sifonagem para a limpeza e manutenção do seu aquário.

Já se tiver um substrato com 12 ou 15 cm de profundidade, ou seja, com uma areia muito profunda. A vantagem é que por ser tão profundo o oxigênio não consegue chegar à camada inferior do aquário formando nessas profundezas as bactérias anaeróbicas que são capazes de transformar nitrato em nitrogênio.

Desta forma o aquário com um substrato profundo pode não apenas transformar amônia em nitritos e nitratos de acordo com o ciclo do nitrogênio, mas também pode remover esse nitrato da coluna de água por completo.

Mas nem tudo são flores o uso de substratos altos já foi antigamente muito utilizado e hoje seu uso é cada vez menor, pois no fundo do seu aquário além de formas as bactérias anaeróbicas começam a formar também um gás chamado sulfídrico que é muito perigoso e pode matar todos os seus animais, caso seja liberado para a parte superior da água onde encontra seus peixes e corais.

Para muitos aquaristas, a escolha entre um aquário sem substrato (bare bottom) ou com um leito de areia se resume à estética. Gosto da aparência de um leito de areia e sempre mantive substratos rasos em meus aquários. No final das contas, muitos aquaristas tem sucesso com fundos nus, leitos de areia profundos e leitos de areia rasos. Não há resposta certa ou errada, pois cada tipo tem seus prós e contras.

Vantagens do Aquário sem Substrato

A vantagem de ter um sistema sem substrato é que como mencionado anteriormente você pode aspirar os detritos que se acumulam no fundo do seu aquário muito mais facilmente. Quando você aspira, está exportando ou removendo nutrientes em excesso, como amônia, nitratos e fosfatos. 

Sem o substrato você pode até aumentar o fluxo de suas bombas de circulação para remover detritos e tornar muito menos provável que ele se acumule sob uma rocha viva ou no fundo. Com isso os resíduos passam para o seu sistema de filtragem mecânica e são removidos automaticamente do sistema. 

Os corais SPS se beneficiarão do aumento do fluxo da sua circulação, se você fizesse isso com o substrato mais fino, criaria uma tempestade de areia a partir de suas fortes correntes.

Sobre a estética do fundo é basicamente apenas o vidro, você pode até pintar de branco a parte de fora do aquário ou até mesmo colar um contac branco, alguns aquaristas até colocam cimento branco na parte interna ou algum tipo de resina, mas isso não é muito comum de se ver.

Outra vantagem de não ter o substrato é que irá refletir mais luz por conta do vidro. Essa quantidade de luz refletida pode favorecer a base de algumas de suas colônias. 

Desvantagens do Bare Bottom

Agora vamos falar um pouco sobre as desvantagens deste método

E a primeira delas é que não é muito fácil deixar o fundo sempre branquinho, pois como nos vidros laterais será necessário de tempos em tempos raspar as algas uma vez que não é possível usar raspadores flutuantes neste local.

Outra desvantagem é que quando usamos um aquário com substrato estamos ampliando a área para fixação das bactérias, já com um aquário bare bottom esta área fica reduzida, ou seja, você precisa complementar esta perda usando mídias biológicas como as cerâmicas ou até mesmo ter equipamentos bem dimensionados para o seu processo de filtragem.

O uso de um refúgio no sump nestes sistemas também é muito bem vindo, assim você consegue fazer uma melhor formação de suas colônias de bactérias.

Normalmente o aquário bare bottom é utilizado por aquaristas mais experientes do que para iniciantes, pois é preciso ter mais atenção as mídias biológicas filtrantes.

Outra desvantagem de não usar substrato é que caso seu aquário tenha travas no fundo ou um sistema de botas internas esteticamente não fica bom uma vez que elas ficarão visíveis no seu reef

Imagem de AliceKeyStudio por Pixabay

E agora o que escolher?

O uso do método bare bottom deve ser uma decisão de cada aquaristas após uma avaliação minuciosa, por exemplo se deseja manter peixes como gobies de areias ou qualquer um outro pequeno peixe escavador será inevitável o uso do substrato.

Ter substrato também permite que a microfauna, como anfípodes, copépodes ou outros pequenos crustáceos, além de vermes e moluscos escavadores, tenha um lar. Ter um leito de areia saudável cheio desses organismos pode ajudar bastante também seu aquário.

Pode retirar o substrato de um aquário já montado?

Se você já tem um aquário e queira transformá-lo em um bare bottom sem substrato meu recado é que retire seu substrato aos poucos tipo pequenas partes por semana, ou nas suas TPAs, não é aconselhável tirar tudo de uma vez ainda mais se sua camada de substrato for grande acima de 15cm por conta do gás que é formado no fundo e pode matar seus animais.

É importante também antes da remoção do substrato dar um reforço na sua filtragem biológica e adicionar mais mídias para que não tenha um desequilíbrio biológico.

Obs: Aceleradores biológicos também podem ser utilizados no período de remoção do substrato antigo

error: Este conteúdo está protegido :)