O nitrato (N03) em aquários geralmente é uns dos principais motivos para tirar o sono de qualquer aquaristas, neste post abordarei algumas formas simples de baixar o nitrato aquario marinho que poderá ajuda-lo nesta batalha.

O envenenamento por nitrato não é uma doença, mas matará seus peixes facilmente. Isso é resultado de uma grande carga biológica no seu sistema de filtragem ou de não realizar mudanças de água suficientes regularmente. Realize uma TPA imediatamente e monitore os níveis destes elementos de perto até que a situação seja resolvida.

O primeiro item obrigatório é ter um kit de teste de nitrato para monitoração deste elemento. O nitrato (NO3) é outra coisa que as algas do aquário utilizam para o crescimento. O nitrato se acumula ao longo do tempo nos nossos aquários. Também é usado como um indicador aproximado de orgânicos dissolvidos.

As algas precisam de nitratos e fosfato para se desenvolverem. Manter esses níveis o mais baixo possível significa que as algas em geral devem ter mais dificuldade em se propagarem.

Como reduzir o nitrato e manter os níveis sob controle

  • Verifique se o seu aquário não está sobrecarregado de animais
  • Não alimente demais seus peixes e corais
  • Utilize sempre água purificada (RO ou Deionizador) para trocas e reposições de água. A água da torneira não purificada é a pior que existe, pode encher seu aquário com uma série de nutrientes dissolvidos, como nitrato e fosfato. 
  • Aspire de tempos em tempos seu substrato e faça sempre uma boa limpeza no seu sump
  • Realize trocas parciais regulares de água ou o famoso TPA.
  • Tente adicionar mais rochas vivas de alta qualidade ou cerâmicas (quanto mais porosa, melhor) assim terá uma maior fixação das bactérias filtrantes deste elemento.
  • Adicione mais mídias biológicas como Siporax, Matrix ou diversas outras que existem no mercado estas mídias são responsáveis por cultivar e desenvolver maior número de bactérias benéficas para seu aquário
  • Em alguns casos é possível também utilizar macroalgas para competir com as algas do aquário por nitratos.
    Obs: Essas mídias precisam ser regeneradas anualmente, pois elas perdem sua eficiência quando seus poros estão saturados.
  • Caso tenha uma Tridacna ela também ajudará a processar seus nitratos.
  • Troque ou lave regularmente seus filtros mecânicos o mais rápido possível. Como as partículas presas no perlon por exemplo, isso irá contribuir para o aumento da carga biológica e ajudará a baixar o nitrato do aquário marinho

Uma coisa que você aquarista deve ter em mente antes de adicionar qualquer tipo de produto para remoção dos nitratos é descobrir o que está gerando o problema e causando o aumento deste elemento, assim não ficará refém de produtos para reduzir os nitratos.

Exemplo pode ser que esteja apenas alimentando demais seus peixes e apenas a redução de ração já pode resolver seu problema ou o seu sistema de filtragem está subdimensionado para a quantidade de animais que possui corrigir isso já será o suficiente.

Parâmetros: Nitrato ideal aquário marinho

Tente manter na faixa de 2 ppm a no máximo 12 ppm
Níveis elevamos acima de 20 ppm pode ser prejudicias a alguns animais.

Já tive em meus aquários níveis acima de 20 ppm e percebi como os corais ficam mais retraídos. Você provavelmente vai houvir tambem aquaristas mantendo seus sistemas com nitratos acima de 40 ppm. Posso dizer que é algo muito incomum e que foge a regra média já testada por muita gente.

Reduzir Nitrato Aquário Marinnho

Abaixo alguns outros métodos para remover nitratos

Biopellets

Os biopellets estão presentes no nosso hobby a poucos anos, mas ainda existe muito mistério quando se trata de descobrir o que eles realmente fazem e quais as melhores práticas utilizadas.

Os Biopellets são pequenos polímeros orgânicos biodegradáveis que agem como esteroides para as bactérias benéficas em seu sistema. Estas colônias de bactérias serão responsáveis pelo controle natural do seu nitrato em seu aquário marinho.

Eles fornecem um ambiente ideal para o crescimento de bactérias benéficas ao bombear água do seu sistema para um reator (filtro pressurizado cliqui aqui para ver alguns modelos no ML) criando um ambiente controlado e cheio de alimentos para suas bactérias viverem e se reproduzirem.

Esses pequenos polímeros vão alimentar as suas bactérias fornecendo uma fonte de carbono para a construção da vida em seu aquário.

Outras Fontes de Carbono para baixar nitrato aquário marinho

Existem diversas formas de alimentar as bactérias do seu aquário adicionando o uso de aditivos de carbono (como exemplo Red Sea NO3: PO4-X, NP Pro da Aquafosrest, entre outros) em alguns casos até métodos caseiros com adição de açúcar, vodka, e vinagre podem promover mais bactérias em seu sistema, mas estes metodos devem ser aplicados com cautela para que não tenha um boom de bactérias.

Esses produtos em sua maioria adicionam fontes de carbono para alimentar e proliferar as bactérias do seu aquário.

A adição desses elementos ao sistema de maneira controlada pode transformar seu tanque em um ambiente ideal para as bactérias. Mas muito cuidado a desvantagem aqui é que você não terá tanto controle na quantidade de dosagem como é feito com o uso de um reator de biopellets.

Muitos ainda utilizam a dosagem de carbono com vodka para baixar o nitrato do aquárioa marinho. O problema desta dosagem é que você precisa fazer isso o tempo todo! Com os biopellets, você as coloca em um reator e elas se dissolvem lentamente ao longo do tempo. A única manutenção que você realizará é olhar para o reator e garantir que os pellets estejam no fluxo corretamente.

Para saber mais sobre os biopellets acesse este link e aprenda a baixar o nitrato do aquário marinho com esta mídia.

error: Este conteúdo está protegido :)