Um fator chave para manter um aquário de recife dominado por SPS é ter muito movimento da água e há uma série de razões pelas quais a forte circulação é importante para os Corais SPS.
O principal ponto é evitar que os detritos se acumulem no fundo do seu aquário, o que ajuda a evitar que nitratos e fosfatos se acumulem no seu sistema. Lembre de ser sempre estratégico com o posicionamento de suas bombas e crie um ambiente onde não acumule detritos e dejetos dos animais. Tente fazer sempre um sistema de cruzamento das bombas para formar um turbilhão em sua água.
Benefícios da Circulação Forte
Ter um fluxo forte também ajudará a fornecer alimentos e nutrientes aos corais, por isso é importante evitar pontos mortos e ter um fluxo forte e consistente em todo o aquário de corais SPS. Também acredito em uma forte agitação de superfície, uma vez que ajuda a aumentar os níveis de oxigênio e a refração da luz que ocorre em nossos recifes naturais. Os recifes sem travamento são muito populares, mas eu prefiro o que tenha no mínimo um travamento superior, pois evita o derramamento de água em caso tenha um forte fluxo na superfície.
Uma boa circulação de água também pode ajudar a evitar que algas problemáticas se fixem em seu aquário de corais SPS. Novamente, evite pontos mortos e se esforce para ter um fluxo forte em todo o tanque. Além do fluxo forte, o fluxo aleatório também é benéfico e pode ser obtido usando uma bomba de eletrônicas com controle de intensidade e fluxo.
Fluxo ideal de circulação para os Corais Duros SPS
A quantidade certa de fluxo para ter em um aquário dominado por SPS, variam de diversas opiniões, mas eu recomendaria uma taxa de fluxo na faixa 60 a 80 vezes o volume do aquário. Por exemplo em um aquário de 100 litros usaria em torno de 7.000 l/h dividido em 2 ou até 3 bombas em pontos distintos do aquário.
É importante que não deixe seu aquário de corais SPS, com muitas espécies ou cheio de corais depois de maduro. É claro que todo mundo aspira a ter um bom crescimento de coral, mas se você permitir que as colônias de SPS fiquem muito grandes, elas provavelmente começarão a morrer perto da base, onde receberão menos luz e fluxo.
Colônias grandes também podem reduzir o fluxo em um tanque e potencialmente inibir a entrega de nutrientes para outros corais, o que pode levar à Necrose Lenta do Tecido (STN) ou mesmo à Necrose Rápida do Tecido (RTN).
Existem muitas variáveis envolvidas para cultivar os corais SPS e a forte circulação é certamente uma delas. Portanto, lembre-se de ter um fluxo correto, pois seus SPS ficarão felizes por isso.