Os Corais LPS e em escala de facilidade de se manter podemos dizer que estão entre os medianos. Seu esqueleto é constituído de carbonato de cálcio e com grandes pólipos, muitas das populares espécies parecem até o cruzamento de um coral duro (SPS) com um coral mole (Soft).

Dentre as espécies mais comuns estão os Hammers, Trumpets, Torch, Acanthastreas, Favias entre outros animais.

Onde são encontrados os Corais LPS?

Corais LPS em Aquários Marinho
Photo by David Clode on Unsplash

Esses corais são de águas mais profundas e lentas, eles geralmente requerem iluminação e fluxo baixos a moderados e, às vezes, são capazes de se alimentar diretamente de alimentos mais carnudos.

Os corais LPS nunca devem ser removidos do seu aquário enquanto estiverem com os pólipos inflados, isso porque podem danificar seu próprio esqueleto quando removidos da água.

Tenha muito cuidado ao colocar os corais LPS muito próximo de outros corais, pois muitas espécies têm tentáculos longos e acabam sempre lutando com seus vizinhos mais próximos. 

Como esses corais têm um esqueleto externo calcificado, é importante sempre monitorar e controlar a alcalinidade e os níveis de cálcio dissolvido na sua água. Níveis insuficientes de cálcio resultarão em erosão do esqueleto e, eventualmente a morte do organismo. 

Para atingir os níveis ideais de Alcalinidade e Cálcio serão necessários alguns processos para a dosagem destes elementos através de Reator de Cálcio, Método Balling, Kalkwasser ou outros produtos específicos para este fim.

Reator de Cálcio

Um reator de cálcio é um equipamento que permite semi-automatizar a adição de cálcio ao seu aquário de corais. Ele funciona bombeando CO2, dióxido de carbono, para uma câmara que contém uma substância de carbonato de cálcio e água salgada.

O CO2 reduz o pH na câmara e dissolve o carbonato de cálcio, liberando cálcio, minerais e oligoelementos para o seu aquário. O uso de um reator de cálcio pode ser mais benéfico, pois não apenas aumenta os níveis de cálcio e alcalinidade, mas também adiciona minerais ao seu aquário.

Kalkwasser

O Kalkwasser é hidróxido de cálcio que geralmente é utilizado através de um sistema de dosagem, este sistema pode ser automatizado com controle de pH ou através de um processo manual através de gotejamento lento no seu aquário. O bom do kalkwasser é que ele suplementará o cálcio e ajudará a manter o nível de alcalinidade e o pH estável.

Indiscutivelmente, o gerenciamento químico da água é uma das coisas que dificulta a manutenção de grandes corais LPS em comparação ao seu primo de corpo mole os corais Softs.

Dicas dos Corais LPS

Corais LPS
Photo by David Clode on Unsplash

É Importante que nunca esqueça que os corais LPS são animais que possuem dinoflagelados simbióticos, chamados zooxanthellae, ou seja que convertem energia luminosa em alimentos, como as plantas que você tem em sua casa, onde a luz solar fornece sua nutrição.

Algumas espécies de corais LPS têm grandes pólipos que são projetados pela natureza para capturar e comer também alimentos. Eles terão uma vida mais saudável no seu aquário se você os alimentar regularmente com alimentos específicos no mínimo uma vez por semana.

É válido também lembrar que para manter estes animais, você precisará indiscutivelmente de testes para garantir a qualidade de sua água e saber qual está sendo o consumo de cálcio e alcalinidade dos seus animais.

Resumindo seus corais irão crescer com o tempo e consumir esses elementos essenciais para seu desenvolvimento que precisaram ser complementados no seu aquário regularmente.

error: Este conteúdo está protegido :)