Os aquários de água salgada com Corais Marinhos são definidos como os mais difíceis de se montar em comparação com os de água doce. No passado, esta afirmação poderia até ser verdadeira, mas não acho que seja necessariamente o caso de hoje. Com o aumento do uso das rochas vivas (como principal filtro biológico), as chances de ter sucesso com este tipo de aquário marinho melhoraram drasticamente.
Basicamente existem dois tipos de aquários que podem ser montados sendo eles:
- Aquário de Peixes (Fish Only)
- Aquário Misto com Peixes e Corais
Eles podem ser produzidos em diversas formas e tamanhos. Alguns mais altos outros mais baixos, retangulares ou hexagonais até com frente inclinadas. Ou seja, existe uma infinidade de opções e personalizações que podem ser criadas de acordo com sua necessidade e estética.
Um aquário de acrílico será mais leve, mais forte e mais durável do que um aquário de vidro, porém ele arranha muito mais facilmente e pode ser muito difícil de polir posteriormente depois de montado.
Geralmente, quanto maior o seu aquário melhor, porque tenderá a ter seus parâmetros de água mais estáveis.
Aquário somente de Peixes (Fish Only)
Neste tipo de aquário possui peixes como sua fauna principal. Esse é o tipo de aquário mais barato para se configurar, porque você não precisa necessariamente de uma melhor iluminação o que as outras configurações exigem.
Na minha opinião, mesmo que a configuração seja a mais barata não é necessariamente o modelo mais fácil para se iniciar. A introdução dos animais pode demorar um pouco mais do que as outras, enquanto aguarda a conclusão do ciclo do nitrogênio.
Os aquários exclusivamente de peixes de água salgada também exigem uma manutenção mais frequente do que os outros tipos. Isso significa que você precisará ficar atento as mudanças da água para remover os nitratos que estão constantemente se acumulando.
Ter um kit de teste é uma necessidade básica para manter este modelo de aquário. Você precisará monitorar periodicamente os níveis de amônia, nitrito, nitrato e pH. Essas leituras fornecerão uma boa indicação da qualidade da água dentro do seu aquário. Também lhe dará uma ideia de quantas vezes você deve realizar as trocas parciais de água para manutenção.
Essa configuração de aquário é realmente para manter apenas os peixes. Eventualmente você poderá também manter alguns paguros ou turbo snails para ajudar a controlar qualquer problema de algas.
Tipos de Aquários Fish Only
Geralmente existem dois tipos de aquários exclusivamente de peixes os do tipo comunitário e do tipo semi-agressivo. Os aquários comunitários abrigam peixes que se dão bem com qualquer animal, como casais ou até mesmo vários peixes da mesma espécie. Já os aquários do tipo semi-agressivos geralmente abrigam indivíduos solitários de diferentes espécies. A menos que você tenha um aquário extremamente grande.
Neste tipo de aquário você pode eventualmente até usar alguns corais artificiais para dar uma coloração mais agradável, mas esses corais com o tempo começam a pegar algas e precisam ser limpos regularmente.
O uso de rocha viva é realmente a melhor forma de filtragem biológica natural para o aquário de água salgada. É chamado de “rocha viva” por causa das criaturas e organismos que vivem no interior e na superfície da rocha.
As rochas vivas são ótimas para nossos aquários por conta da sua natureza porosa o que significa que elas vêm com todos os tipos de criaturas minúsculas e organismos biológicos que ajudam no ciclo do nitrogênio. O material denso e poroso dentro da rocha viva ajuda a eliminar os nitratos de seu aquário.
Aquário Misto com Peixes e Corais Marinhos (Recife)
A configuração dos aquários de corais marinhos é voltada principalmente para os invertebrados, corais e anêmonas. Os peixes nesses aquários às vezes são apenas complementares. Os aquaristas de recife geralmente estão mais interessados em manter seus corais e anêmonas crescendo e monitorar os parâmetros da sua água semanalmente ou até diariamente dependendo do seu projeto.
Esses invertebrados, corais e anêmonas normalmente são mais caros e muito mais difíceis de mantê-los. Também deve-se notar que misturar várias espécies de corais geralmente não é uma boa ideia.
Por mais que exista uma infinidade de cores e formas de acordo com sua necessidade. Existem 3 grandes grupos de corais marinhos, sendo eles:
Corais Marinhos Softs ou Moles
Os corais softs ou corais moles não possuem esqueleto calcário e são mais fáceis de serem reproduzidos como por exemplo as espécies de Zoanthus, Palythoas, Carpet, Mush, Kenia, Cloves, entre outros.
Clique aqui para visualizar outros corais moles
Corais Marinhos LPS
Os Corais LPS são corais duros com esqueleto calcário e pólipos grandes como exemplo as espécies Hammers, Trumpets, Torch, Acanthastreas, entre outros.
Corais Marinhos SPS
Os corais SPS também são corais duros com esqueleto calcário, porém com pólipos pequenos como por exemplo as espécies Acroporas, Montiporas, Pocilloporas, Seriatopora, Stylophoras entre outros.
Os aquários de corais SPS são geralmente montados por aficionados mais experientes, porque exigem excelentes condições de água, níveis de iluminação extremamente altos, suplementos de água, osmose reversa ou água deionizada e excelente filtragem.
Um aquário de recife pode ser muito gratificante e de tirar o fôlego quando instalado corretamente. Um conselho que gosto de transmitir é que para obter os melhores resultados tente concentrar seu aquário em um nicho específico. Misturar animais de diferentes tipos ou espécies podem ter consequências não muito agradáveis na sua instalação. Além disso, você também pode ter um sucesso melhor a longo prazo se evitar misturar corais moles com corais duros. Não é que isso não possa ser feito, mas de fato é mais complexo.