Os Corais Soft ou Corais Moles, não possuem esqueleto calcário e são mais fáceis de serem reproduzidos como por exemplos: Zoanthus, Palythoas, Carpet, Mush, Kenya, Cloves, entre diversos outros animais.

Esses corais têm uma aparência flexível e muitos se assemelhem até a plantas, mas na verdade são animais uma pouco mais resistentes. Os corais moles são formados por colônias de pólipos. Os pólipos destes corais têm oito tentáculos em forma de penas e também são conhecidos como octocorais. 

Uma maneira de diferenciar os corais moles dos duros é que os pólipos dos corais duros têm seis tentáculos e que os mesmos não possuem uma forma de penas.

Os corais moles podem abrigar zooxantelas, que são algas que vivem dentro de seus pólipos e podem produzir cores brilhantes como rosa, azul ou roxa, além de ter uma variedade de formas e espécies distintas.

Corais Soft para Inciantes

Corais Soft
Imagem de PollyDot por Pixabay

Os Corais moles são tão populares porque muitas das espécies são consideradas para iniciantes ingressarem no hobby. Eles são resistentes, o que significa que crescem bem, são tolerantes às maiores variações dos parâmetros do seu aquário e precisam apenas de uma quantidade moderada de luz e fluxo de água.

Para manter os corais moles, você deve testar regularmente nitratos, pH e salinidade. É importante também acompanhar a temperatura da água, pois quanto mais estável melhor e que a salinidade fique em torno de 1,024 e 1,025 e que mantenha o pH em torno de 8,2. 

Para estes corais não é obrigatório a dosagem complementar de suplementos. Na maioria das vezes apenas as trocas parciais de água com um sal de qualidade são suficientes para manter os parâmetros em dia e a saúde dos seus animais.

Embora muitos aquaristas acreditam que não é necessário alimentar estes corais moles eu recomendo que ofereça sim comida para eles animais, isso vai acelerar seu crescimento e melhorar sua saúde.

Corais Moles
Imagem de x_blueberry_pie por Pixabay

Para fazer mudas destes corais basta cortar um pedaço da sua colônia com uma tesoura ou uma lâmina (que estejam devidamente limpos) e anexá-lo a um pedaço de rocha viva. Para fixa-los basta usar Superbond Gel ou um elástico de dinheiro.

Quer iniciar no aquarismo e não sabe qual peixe escolher?
Acesse este link e confira uma lista completa de animais para inciantes com aquários menores.

error: Este conteúdo está protegido :)