Aprenda passo a passo como limpar um Aquário Marinho de forma eficiente para que seus peixes e corais tenham uma ótima qualidade de água. É válido lembra que não existe uma regra exata para fazer a limpeza dos aquários cada aquaristas tem sua particularidade, ou seja, alguns aspiram o substrato outros não, outros só trocam a água do sump em fim eu vou te mostrar como eu faço minhas limpezas que acredito que seja base desta manutenção.
E antes de começarmos é importante que faça os testes antes da limpeza do seu aquário, principalmente de fosfato e nitrato assim você consegue identificar quais os níveis destes elementos antes da renovação parcial da sua água.
Passo a Passo para Limpeza do Aquário
Primeiro encha o balde com sua água deionizada, aqui no meu aquário troco 10% de água a cada 15 dias. Ou seja, em 600L, vou usar um balde de 60L. Lembre de testar a água com a caneta TDS.
Cuidado com baldes que já foram usados com produtos de limpeza como cândida, desinfetantes e etc é certeza que terá problemas com sua água. Compre um balde que seja específico para este fim
Após ter enchido o balde com sua água de RO ou Deionizador, coloque uma bomba de circulação para efetuar a mistura e um termostato para igualar a temperatura de sua água nova com a do seu aquário.
Observação: é importante saber exatamente quanto de água você irá repor na TPA e quanto de água você irá retirar do seu sistema. Para facilitar faça uma marcação da quantidade de litros que tem no seu balde.
Despeje o sal para aquário marinho de 33 a 37 gramas por litro ou de acordo com a recomendação do fabricante. Aqui uso eu uso uma balança de precisão que ajuda bastante no cálculo das gramas
Após ter dissolvido todo o sal na água aproximadamente de 15 a 30 minutos já está pronta sua água. Nuca deixe misturando o sal por muitas horas ou até mesmo dias, isso pode precipitar alguns elementos.
Feito este procedimento faça o teste de Salinidade com um Densímetro, é importante que seja com um densímetro, pois existem alguns medidores de plástico que não são tão precisos.
Logo após desligue todos os equipamentos do seu aquário, menos a iluminação.
Aqui vale uma observação é que faço minha TPA (Troca Parcial de Água) de duas maneiras, a primeira eu limpo apenas o sump e na segunda TPA do mês eu faço a sifonagem do substrato do display principal mais uma parte do sump.
Quando for fazer a limpeza apenas do SUMP siga os seguintes passos a seguir
Como Limpar um Aquário: SUMP
Com ajuda de uma bucha ou raspador, limpe primeiro todos os vidros, logo após faça a sifonagem dos detritos depositados no fundo.
É importante trocar seu Perlon ou Shark Bag e lavar o seu copo do seu Skimmer do dia da manutenção. Caso venha a utilizar carvão ativado troque os mesmos.
Eu uso uma mangueira de sucção própria de aquários para aspirar o sump e detritos que fica no fundo dos vidros.
Nesta limpeza uma vez ao mês eu enxaguo também minhas mídias biológicas com a própria água do aquário que está sendo retirada do sump, estas mídias além de acumularem as bactérias acumulam também bastante matéria orgânica que não podem ficar em excesso em nossos aquários.
Eu também abro minhas bombas do sump para a limpeza do impeller, isso faz com que elas não fiquem obstruídas, é claro que este procedimento não elimina sua manutenção completa com vinagre que deve ser feito a cada 3 meses.
Feito todos estes procedimentos com a mesma bomba que estava misturando o sal, acople uma mangueira para enviar a água nova para o aquário e coloque-a de volta para o seu sump
Depois basta ligar os equipamentos e pronto, fique só atento ao seu skimmer pois assim que é feito a TPA ele pode ficar desregulado, basta caso isso aconteça basta diminuir a altura das bolhas para que não gere o transbordamento ou espere que ele irá voltar ao normal dentro de alguns minutos normalmente.
Agora que você aprendeu a fazer a TPA do sump vou lhe ensinar como faço a minha segunda TPA do display principal.
Limpeza do Aquário (Display Principal)
Primeiro eu limpo todos os vidros com um limpador magnético e também com um raspador para as algas que ficam mais impregnadas.
Logo após com ajuda de uma pipeta eu sopro diversas áreas das rochas para que a sujeira que não foi removida pela circulação suba para a coluna d’água e seja removida pela minha filtragem mecânica. Isso é importante pois dentro de algumas fendas das rochas sempre fica um pouco de matéria orgânica acumulada.
É importante também quando estiver usando a pipeta momento deixar todas as bombas ligadas tanto de circulação como o recalque para que toda essa matéria vá para seu sistema de filtragem.
Lembre também de não soprar em cima dos corais, pois isso pode danificar seus tecidos.
Feito isso espere uns 10 a 20 minutos para todo a matéria em suspensão assentar no substrato ou ir para o seu sump, passado este período pode desligar tudo e deixar apenas a iluminação acesa.
Para limpar o substrato do aquário principal com ajuda de uma mangueira própria que é vendida em lojas de aquarismo, aspire o substrato até o fundo, lembre de ir soltando a água no balde aos poucos para que o próprio substrato não seja aspirado.
Caso seu aquário seja antigo com mais de 8 meses e nunca tenha sido feita a sifonagem do substrato é importante fazer este procedimento aos poucos em pequenas partes do aquário por mês, assim você não altera demais sua filtragem biológica.
Já se seu aquário é novo você pode fazer a sifonagem completa ou dividi-la em dois e fazer metade do substrato em uma TPA e a outra metade na outra.
Uma observação é que não precisa remover as rochas para sifonar por baixo delas, faça a sifonagem apenas onde é possível do seu aquário.
Fazer ou não a sinfonagem do substrato?
Alguns aquaristas não fazem a sifonagem do substrato, pois além de remover bastante matéria orgânica que fica acumulada no fundo do aquário ela remove também algumas bactérias benéficas e micro-vida do seu sistema, caso opte em não fazer não tem problema pois também funciona, mas lembre que seu sistema de filtragem deve ser bem eficiente. Eu particularmente gosto de fazer esta sifonagem do substrato e nunca percebi nenhuma contra indicação e sim apenas benefícios.
Feito toda a limpeza do substrato o processo do sump segue o mesmo citado anteriormente limpe a filtragem mecânica e aspire toda a sujeira presente no fundo do sump.
Limpar um Aquário (Finalizando)
Logo após com a ajuda de uma mangueira e uma bomba coloque a água limpa para dentro do sump ou até mesmo dentro do aquário caso não caiba tudo dentro do sump.
Depois de tudo finalizado basta ligar todos os seus equipamentos novamente.
Lembre de fazer sempre 2 vezes ao mês de 10% de água com cada tipo de TPA, onde a primeira você limpa apenas o sump e na segunda você limpa o substrato mais o sump. Como pode perceber limpar um aquário, não é uma tarefa simples, mas seguindo todos estes passos é certeza que seu reef irá prosperar por muitos anos.