E antes de falarmos de Peixe para Aquário Marinho é importante que você saiba que cada animal tem sua própria característica e antes de adquiri-lo pesquise bem para saber se o tamanho do seu aquário é compatível com o seu peixe por exemplo: Se quiser ter a famosa Dory do filme “Procurando Nemo” irá precisar de no mínimo um de aquário de 500L pois a Dory (Hepatus) é um peixe grande que precisa de um espaço maior no seu reef.

Isso vale também para os “iniciantes” que normalmente compram este animal, bem pequeno nas lojas e nem imagina que este peixe irá crescer bastante em poucos meses. Por isso é importante definir sempre uma fauna compatível considerando o tamanho do aquário e o hábito dos seus animais.

Clique aqui para saber os custos de como montar um aquário de 65L

Vamos lá, a seguir segue lista de todos os meus peixes e sua sequência exata de inclusão no meu aquário onde consegui evitar brigas por disputa de territórios.
Só lembrando meu aquário tem 600L.

#1 Peixe Palhaço – Ocellaris Clownfish

Meu primeiro casal de peixe palhaço

Meus primeiros animais e acredito que seja da maioria dos aquaristas foi um casal de peixes palhaços.

Os Ocellaris Clownfish são uma espécie mais familiar de peixe-palhaço. É laranja brilhante com três listras brancas. Todas as listras brancas são delineadas com uma borda preta estreita e as barbatanas geralmente têm uma borda preta mais grossa.

São animais do Oceano Pacífico Oeste, incluindo Indonésia, Filipinas, Austrália e Sudeste Asiático. É um peixe perfeito para iniciantes, pacífico e resistente. Nenhum outro peixe-palhaço é tão facilmente reconhecido como este peixe carismático. Eles prosperam em aquários de água salgada com ou sem a presença de uma anêmona.

#2 Yellow Tang

Yellow Tang com cor marcante e forma fantástica

Um dos peixes de água salgada mais comuns, devido à sua cor marcante, forma fantástica, personalidades arrojadas e relativa facilidade. O Yellow Tang adicionará um toque de cor até no seu aquário com diversos corais. São semi-agressivos com outros da mesma espécie ou até mesmo com peixes da sua mesma cor amarela.

Ele tem a forma de um disco com altura e comprimento quase iguais quando todas as sete nadadeiras estão totalmente estendidas. Ah já ia esquecendo… ele possui também possui espinhos brancos bem afiados tomem cuidado ao manusear este animal.

Vivem em águas subtropicais da costa oeste do Havaí até a costa leste do Japão. Sua principal população é encontrada no Havaí e a maioria de todos os peixes são capturados da região de Kona (costa oeste da ilha grande). Eles habitam em recifes de corais e águas rasas perto da plataforma continental.

#3 Blue Tang – Paracanthurus Hepatus

Hepatus blue tang

Depois dos peixes palhaços essa espécie (Paracanthurus hepatus) é mais conhecida do hobby, são herbívoros e navegam ativamente na superfície dos recifes de corais, procurando suas algas favoritas.

Os Blue Tangs são azuis sólidos (ou roxo quase escuro), enquanto os juvenis são amarelos sólidos. Se reproduzem através de um comportamento conhecido como desova de transmissão, onde várias fêmeas liberam óvulos e vários machos liberam esperma na coluna d’água acima do recife, tudo ao mesmo tempo. 

Esses peixes vivem no Oceano Pacífico, mas também são encontrados no Oceano Índico, da África Oriental à Micronésia.

Esses peixes devem ser mantidos em um aquário bem administrado, onde possam “comer” algas de rochas e pedras. Se houver algas insuficientes nas rochas, é importante alimentar com mais frequência e suplementar com alimentos ricos em algas, por exemplo, Spirulina. 

Há também uma variedade de cor deste animal e no meu caso ele tem a barriga amarela. À medida que esses peixes se tornam maiores, pode ser mais difícil para mantê-los junto com zoanthus e alguns tipos de LPS.

#4 Peixe Palhaço Clark – Amphiprion Clarkii

Casal de Palhaços Clark, os mais agradáveis

Tenho também um casal de Clark, são peixes duráveis e com padrões ousados que são um ótimo complemento para qualquer aquário de água salgada. Possui um corpo arredondado robusto e atinge cerca de 15 cm de comprimento. 

São ótimos peixes para fazer simbiose mais rapidamente com sua anêmona, sua barbatana caudal não é arredondada como a de outros peixes-palhaço, o que lhe dá a capacidade de nadar mais rápido que as outras espécies.

O Peixe de Aquário Marinho Clark é talvez um dos mais agradáveis ​​das espécies de peixes-palhaço. Por meio da criação em cativeiro bem-sucedida, esses peixes às vezes podem ser comprados em um par, mas apenas a compra de dois peixes jovens geralmente resulta em um par de machos e fêmeas.

Sendo nadadores fortes e ousados, eles passam a maior parte do tempo em campo aberto. Eles são muito fáceis de manter, porem precisam de um pouco mais de espaço do que a maioria dos outros palhaços devido à sua capacidade natural de nadar mais.

Esse peixe se sairá bem em um tanque rico em corais ou em um tanque somente para peixes. Embora na natureza eles estejam associados a anêmonas, eles se adaptarão facilmente sem um.

Estes são peixes de comunidade e se dão bem com praticamente qualquer peixe. Na natureza, eles são conhecidos por compartilhar anêmonas muito grandes, mas em cativeiro os adultos se tornam muito agressivos. 

Apesar de eu já ter um outro casal de peixes palhaços não tive problemas de briga entre eles até porque meu aquário é bem grande, onde acaba ficando cada casal em um lado.

A meu ver são animais bem agressivos com outros palhaços e possuem muita facilidade de desova, onde irão proteger seus ovos de qualquer forma.

#5 Foxface Tang – Peixe Aquário Marinho

Peixe Fox face mais elegante do aquário

O Foxface é um peixe marinho muito bonito que pode realmente deixar mais elegante o seu aquário. É o tipo de peixe marinho que geralmente se sai bem, desde que as condições do tanque sejam mantidas ideais para ele.

É cientificamente conhecido como siganus vulpinus ou simplesmente como o peixe-coelho. Eles adoram comer algas como os outros tangs e são super coloridos. No entanto, não se deixe enganar, pois há muito cuidado na hora de manipulá-los.

Como sistema de defesa, este peixe de Aquário Marinho possui barbatanas dorsais e anais pontiagudas venenosas e requer cuidados extras no seu aquário.

Eu recomendaria este peixe apenas para aquaristas mais experientes ou para quem deseja um novo desafio e passar por uma inserção de peixe impressionante no seu aquário.

#6 Donzela – Yellowtail Blue Damsel

Donzela Azul rabo Amarelo, muito dramática

Eu diria que este peixe é uma ótima opção de peixe azul para quem não pode ter um Hepatus por conta do tamanho do aquário. São peixes um pouco mais agressivos e sugiro que coloque sempre por último. Sua coloração é muito dramática, com um corpo azul brilhante e amarelo, mas atingirá apenas 7 cm de comprimento.

É um dos meus favoritos do aquário, porque é muito ativo e é um ótimo comedor. Também é extremamente resistente e muito barato. É uma ótima escolha para iniciantes, mas é apreciada por todos os aquaristas.

Vale lembrar que as donzelas não causarão um terror no seu aquário caso tenha um espaço suficiente para elas. São ótimos complementos para qualquer reef comunitário pacífico, seja um tanque de recife ou apenas de peixes.

#7 Desjardini Tang: Peixe em Aquário Marinho

O maior Peixe é o Desjardini

O meu maior peixe é um Desjardini que é membros da família Zebrasoma são considerados verdadeiros ‘tangs’. Eles são excelentes para o consumo de algas filamentosas e, segundo informações, até ocasionalmente consomem algas bolha (valônia).

O Desjardini Sailfin entre os Tangs ele é um dos maiores e requer um sistema muito grande, podendo estabelecer um território e lutar com seus similares com formas corporais semelhantes.

Consumirá algas filamentosas, bem como camarão mysis congelado e outros alimentos carnudos. Recomenda-se alimentar Nori regularmente como suprimento de algas marinhas. Se for mal alimentado, ele pode eventualmente beliscar alguns de seus corais eu mesmo nunca vi acontecer isso aqui no meu aquário, porem já li alguns relatos.

O Desjardini Sailfin Tang tende a ser mais agressivos com indivíduos de forma corporal semelhante como por exemplo o Sailfin Tang. 

É relativamente pacífico e se dará bem com uma grande variedade de companheiros de tanques afins, mas deve ser adicionado por último. Mantenha-o este Peixes em Aquário Marinho isoladamente, pois não se mistura com outros do mesmo gênero. Ousado por natureza, ele se adapta rapidamente à tarifa do aquário e é fácil de cuidar, uma vez estabelecido. 

Existem algumas coisas que as espécies de Zebrasoma (Peixe Aquário Marinho) têm em comum com todos os peixes Tangs Cirurgiões. Eles gostam de muito movimento da água para fornecer um ambiente rico em oxigênio, em vez de um aquário calmo. Eles são nadadores rápidos e ágeis, por isso precisam de muito espaço para nadar, além de muitas fendas entre os corais / pedras para se refugiarem e dormirem à noite. 

Conclusão: Peixe Aquário Marinho

Escolha bem seu animal antes de adquiri-lo isso é superimportante para no futuro não ter problemas com compatibilidade, falta de espaço ou até mesmo uma filtragem deficiente causando aumento de seu nitrato. Se gostou deste post deixe nos comentários a lista de sua fauna e qual a sequência que utilizou para popular seu aquário!

error: Este conteúdo está protegido :)