O peixe neon goby são alguns dos peixes de água salgada mais favoritos de todos os tempos. Eles são pequenos, com personalidade e o melhor são baratos.
É um animal extremamente resistente e um ótimo peixe marinho para qualquer iniciante. Ele se dá muito bem em um aquário comunitário ou um aquário de recife.
Detalhes do Peixe Neon
Nome científico: Elacatinus Oceanops
Nome popular: Neon goby, Neon Blue Goby
Familia: Gobiidae – Elacatinus
Origem: Oceano Atlântico / EUA e Belize
Comprimento máximo: 5 cm
Expectativa de vida: Cerca de 1 a 2 anos
Volume mínimo do aquário: 50 a 80 litros
Reef safe: Adequado para a maioria dos aquários
Agressividade: Dócil, mas pode ser agressivo com espécies semelhantes
Alimentação: Crustáceos pequenos (Krill, mysis, artemia) Crustáceos maiores (camarão, caranguejo) e parasitas dos outros peixes.
Criado em Cativeiro: Esta espécie pode ser criada em cativeiro.
Dimorfismo sexual: O macho é maior, mais agressivo, tem as cores mais intensas que a da fêmea. As fêmeas são menores e apresentam o ventre roliço.
Esses peixes vivem próximos aos corais, ofereça bastante espaço e locais para refúgio, além de uma água bem movimentada / oxigenada.
Cuidado, pois esta espécie pode entrar dentro do seu compartimento de descida de água caso tenha um pente com furos espaçados, já tive um que conseguiu entrar dentro da bota do aquário, deu maior trabalho para removê-lo de lá.
Esta espécie é muito sensível durante o transporte e aclimatação no aquário. Este peixe requer uma alimentação por diversas vezes ao dia, especialmente quando adicionado recentemente no seu aquário.
O peixe Neon Goby é muito tímido e dócil, por isso deve-se ter cuidado ao mantê-lo com peixes mais agressivos.
Remove parasitas de Outros Peixes Maiores
Esta espécie é capaz de remover parasitas de outros peixes do seu aquário. Não tem um grande impacto em relação a surtos de ictio marinho (Cryptocaryon), por exemplo, mas contribui para manter os peixes livres de parasitas.
Em alguns casos a limpeza constante dos parasitas pode chagar até a estressar os outros animais do tanque , por isso não se deve adicionar o goby neon, se os seus peixes atuais estiverem debilitados por outras causas.
Eles removem ectoparasitas das escamas e da boca dos outros peixes, bem como seus tecidos mortos.
Fato curioso sobre os Peixes Neon
Não confunda o Goby Neon Blue com o Cleaner Wrasse (Labroides Dimidiatus) apesar de serem os dois peixes limpadores são espécies distintas.
Para complicar ainda mais… temos ainda um terceiro peixe chamado de Falso Limpador (Aspidontus Taeniatus), que se assemelha bastante tanto com o Goby Neon e o Wrasse, porém estes animais são conhecidos por se infiltrarem nas estações de limpeza para morder os peixes ao invés de limpá-los.
Saiba mais sobre as características da família Gobiidae
Gobies (Gobiidae) são geralmente peixes pequenos, que vivem perto do fundo. Muitas das espécies são bastante resistentes e adequadas para aquários. O comportamento dos diferentes tipos de Gobies varia muito e alguns podem ser muito interessantes.
Os tipos mais comuns de Gobies em aquários são os seguintes:
Gobies comedores de areia (Amblygobius, Koumansetta e Valenciennea)
Esses comedores de areia filtram a areia pela boca e soltam pelas suas guelras. São geralmente maiores do que outros Gobies, mas geralmente são pacíficos. Eles podem, entretanto, ser agressivos com outros da sua própria espécie.
É preciso estar ciente de que os Gobys podem erradicar a microvida do seu substrato quando se trata de um aquário pequeno. E caso não tenha alimento suficiente vivo na areia, pode ser difícil garantir que estes animais fiquem em boas condições, pois precisam de alimentação frequente.
Gobies de camarão (Amblyeleotris, Cryptocentrus e Stonogbiops)
Gobies de camarão têm uma relação simbiótica com Camarões Pistola, mas é preciso primeiro descobrir quais espécies podem viver juntas.
O Camarão e o Goby vivem juntos em um pequeno buraco na areia ou sob uma pedra onde o camarão mantém o buraco, para que ele não desmorone com o tempo. O Goby ajuda a olhar para os inimigos, já que o camarão não enxerga bem à luz do sol, pois já terá sua visão acostumada com a escuridão do buraco.
Peixe Neon Goby (Elacatinus / Gobiosoma)
Esses gobies como citado anteriormente são muito pequenos e comem os parasitas de outros peixes. São os mais fáceis de manter vivos no aquário do que os Wrasses Cleaner, pois eles podem comer uma grande variedade de alimentos.
Palhaço Gobies (Gobiodon)
Estes peixes são muito pequenos e, portanto, adequados para pequenos aquários. Os Gobies Palhaços costumam se esconder entre os galhos de corais rochosos, como o Acropora, por exemplo.
Eles geralmente comem muitos tipos de alimentos, desde que sejam pequenos o suficiente.