Encontrar peixes de aquário de água salgada com tamanhos reduzido não é difícil e geralmente são facilmente disponibilizados em lojas especializadas em aquarismo. Se você tem um pequeno aquário ou Nano Reef, é importante mantê-lo com poucos animais e com os parâmetros de água mais estáveis possíveis. Certifique-se de ter informações sobre qualquer peixe que pretenda manter antes de ir à loja compra-lo comprar. Não faça essa compra por impulso ou poderá se arrepender no futuro.
Os peixes de água salgada que você deseja manter precisa ter algumas características que vou listar a seguir. Para ter sucesso a longo prazo, procure peixes que:
- Seja pequeno, mesmo depois de adulto. É legal sempre pesquisar o tamanho médio dos adultos antes de comprá-los.
- Que não precisem de muito espaço para nadar. Algumas espécies de peixes são muito mais ativos do que outros.
- Animais que aceitam qualquer tipo de alimento como flocos, pellets, congelados etc.
Peixes de Aquário
Agora passarei uma recomendação de peixes ideais para quem está iniciando e que podem ser mantidos tranquilamente em aquários menores de até 100L. Para saber quanto custa para montar um aquário para peixes completo leia este artigo
Clownfish (Peixe Palhaço)
É seguro para aquários de corais, fazem simbiose com anêmonas e bem tranquilo para se alimentar e recomendo que comprem dois da mesma espécie que eles formam um casal naturalmente. Atenção ao tamanho deste animal, pois algumas espécies ficam maiores que outras. Eles não são nadadores ativos, nem patrulham um grande território
Pseudochromis (Fridmani)
Um peixe extremamente colorido, gosta de vãos e buracos em rochas para se esconder e é agressivo apenas com peixes da mesma espécie.
Blenios (bicolor)
São peixe bem resistente a doenças e que aprecia aquários com várias tocas, eventualmente podem pular caso seu aquário seja pequeno e não tenha nenhum tipo de proteção.
Donzela: Peixes de Aquário
Possuem um preço bem atrativo, são peixes resistentes e possuem diversas variações eu recomendo que compre a Kupang ou a Yellow Tail, pois são uma ótima opção de peixe azul para quem não pode ter um Hepatus por conta do tamanho do aquário. Este peixe é um pouco agressivo e sugiro que coloque ele por último.
Damselfish
A desvantagem de mantê-los é que podem ser muito territoriais com outros animais. Manter vários da mesma espécie pode ser um grande problema, porem são peixes geralmente muito resistentes.
Neon Goby
Como citados anteriormente são as melhores espécies para a limpeza de parasitas de outros animais. Já tive um que infelizmente pulou para fora do meu aquário quando não estava em casa, são animais bem ativos eu recomendo.
Firefish Goby
É uma espécie de peixe de aquário pequeno, bem pacífica e precisa ter cuidado, pois, ele salta do aquário, sendo necessário usar algum tipo de proteção com tela.
Firefish Purple
São um pouco desafiadores para alimentar no início, como o firefish comum citado acima são grandes saltadores.
Cardinal Banggai
Estes peixes não são muito ativos. A alimentação de espécies selvagens pode ser um pouco mais desafiadora, então procure animais nascidos em cativeiro.
Cardinal Pajama: Peixes de Aquário
Ídem acima, mas sua maioria ainda é capturada na natureza, é um peixe relativamente pequeno e se alimenta da maioria dos alimentos industrializados para peixes marinhos.
Blue Chromis
Possui uma aparência incrível, permanecem pequenos, comem praticamente de tudo, desde que seja pequeno o suficiente e são ótimos para aquários comunitários.
Green Chromis: Peixes para Aquário
São ótimos peixes de aquário pequeno que às vezes passa despercebido, mas fica incrível sob a iluminação brilhante do aquário. Muito resistente e se sai muito bem em grupos. Eles podem brigar para estabelecer uma hierarquia, mas geralmente são bons para aquários menores.