Chegou a hora de adicionar os peixes, corais e outros invertebrados ao seu aquário e utilizar SEMPRE uma quarentena de peixes lhe beneficiará muito no futuro do seu aquário marinho.
Peixes de água salgada podem ser muito caros e perder um animal em poucos dias é bem frustrante, já para configurar e montar um aquário quarentena não é caro, onde eu considero apenas mais uma etapa no processo de aclimatação dos seus animais.
Para quem nunca ouviu falar sobre quarentena neste hobby trata-se de um outro aquário independente do seu principal onde os novos peixes ou corais ficaram em observação por um curto período de tempo antes de serem inseridos no seu aquário principal. Este aquário é bem pequeno e terá poucos equipamentos.
De forma mais simplificada neste aquário será possível identificar se seu animal possui algum parasita ou praga, que normalmente é muito difícil de avaliar só de olhar para seu peixe. Teoricamente, até os corais deveriam passar pela quarentena antes de serem inseridos no seu aquário, mas não é uma prática muito comum eu mesmo não quarenteno os corais, pois acredito que apenas a profilaxia seja suficiente para tratar estes animais.
Mas vamos lá voltando aqui para a quarentena dos peixes, em alguns casos os parasitas só serão percebidos depois que o animal já se encontra debilitado e dentro do seu aquário principal. Ou seja, só dele ser capturado na loja, depois transportado até sua casa já o deixará com um certo stress, imagine você ainda inseri-lo em um aquário já cheio de peixes e totalmente diferente do que ele está acostumado.
A chance do seu peixe ter uma doença será muito grande. Mesmo que o lojista fale que o animal já foi quarentenado, este procedimento é de sua responsabilidade e deve ser realizado de qualquer forma na sua casa.
Seguir um protocolo de quarentena ajudará bastante a garantir seu sucesso nesse hobby. Mantenha os peixes em quarentena por várias semanas para monitorar os sinais de possível infecção, procurando especialmente por sinais de doenças e trate-os aos primeiros sinais o mais rápido possível.
Um aquário quarentena também permite que seu peixe se recupere mais facilmente do que acompanhado de outros animais. Ela oferece uma visão mais detalhada do animal e facilita na sua alimentação para construir uma boa saúde.
Equipamentos para a montagem de uma Quarentena de Peixes
Para montar uma quarentena é bem simples, você vai precisar dos seguintes equipamentos:
Um aquário pequeno entre 40 a 50 L e pode ser estes aquários mais baratos retangulares ou se não quiser comprar os vidros use algum recipiente grande de plástico transparente como caixas organizadoras.
Aqui só uma observação é que quando falo em aquários pequenos, seria para peixes pequenos, não me vai me comprar um peixe de 20 cm e colocar em uma quarentena de 40 litros isso não dá certo, é inevitável que precisará ter uma quarentena muito maior.
Lembre de usar uma tela sobre o aquário para que o animal não salte para fora.
A iluminação não é obrigatória se você deixar sua quarentena do lado do seu aquário recebendo uma luz indireta, porém caso ela fique em um lugar escuro pode usar fitas de LEDs ou alguma lâmpada bem fraca somente para simular o ambiente natural dos animais.
A filtragem deverá ser realizada com filtro Hang-on onde dentro deste filtro você irá colocar as mídias biológicas e que já estejam com a biologia do seu aquário principal. Não podem ser mídias novas, senão você não terá bactérias suficientes para manter os níveis ideias de água na quarentena.
Dentro do filtro hang-on você pode colocar também um pedaço de perlon e um pouco de carvão ativado.
Vai precisar utilizar um termostato principalmente se morar em regiões mais frias. E por fim use pedaços de canos para servirem de tocas para os peixes se esconderem.
É importante que monte a quarentena sempre 2 dias antes da inserção dos animais e para facilitar a limpeza não é utilizado rochas nem substrato, assim caso seja feito o uso de algum medicamento com por exemplo de cobre nada será contaminado.
Faça uma marca no nível da água para que possa repor manualmente sua evaporação, assim não precisará automatizar a reposição também deste aquário.
Agora a dica mais importante é que faça testes principalmente de Amônia a cada 3 ou 4 dias no máximo ou use um equipamento chamado Ammonia Alert que monitora se sua água está em condições ideais em tempo real.
Eu recomendo que também seja feito TPAs mais frequente na quarentena tipo de 10 a 20% por semana ou uma quantidade menor a cada 3 dias, vai depender muito dos níveis da sua amônia, se sua amônia começa a subir faça a TPA imediatamente.
Lembre também de não alimentar demais seus peixes ou deixar sobrando ração no fundo do aquário, é mais importante que a quarentena tenha uma água de qualidade do que um peixe gordo ok e por fim se perceber que não está sendo possível controlar a amônia, adicione algum acelerador de biologia semanalmente.
Feito isso e passado o período da quarentena que pode ser de no mínimo 20 dias e no máximo 45 dias, caso seu peixe esteja ok pode inseri-lo no seu aquário, desmontar tudo, lavar e guardar.
Uma observação é que não coloque de volta as mídias no aquário principal sem antes fazer o processo de “clorar” (semelhante ao que é feito com as rochas). Pois você pode acabar levando alguma doença ou parasita para seu aquário.