O Substrato para Aquário Marinho já foi um item fundamental para a remoção de nitrato e fosfato, hoje em dia seu uso é mais estético do que funcional. Existem aquários até sem substrato, chamados de “Bare Bottom” onde é necessário equipamentos bem dimensionados e um refúgio dentro do seu Sump para melhor formação de sua colônia de bactérias.
Caso venha a utilizar eu recomendo os tipos de substrato para aquário marinho abaixo:
- Aragonita
- Halimeda
- Concha moída
Desta forma terá um melhor desempenho da manutenção do seu PH. Atenção aos Substratos de conchas moídas, pois algumas marcas podem conter um alto índice de Fosfato. Procure por marcas importadas que na minha opinião são mais seguras.
Minha Recomendação
Na dúvida de qual escolher indico das marcas abaixo que tem um ótimo custo benefício:
- Blue Treasure Coral Sand Premium
- Samoa Pink da Nature´s Ocean
Sobre Granulometria o ideal é de no mínimo 2mm e que não ultrapasse 4mm, pois muito fina ao fazer a sinfonagem você terá muitas perdas e muito grossa esteticamente não fica bom e poderá acumular mais sujeira ao longo do tempo no fundo do seu aquário.
A mistura de duas granulometrias diferentes também não dá muito certo, pois atrapalha na formação das bactérias.
Qual a quantidade ideal de substrato?
Ao meu ver não existe uma regra exata vai depender muito de como será o ser projeto, porem via de regra pode ser usado da seguinte forma:
1 – Caso tenha um aquário com poucas rochas ou com um sump reduzido, seria interessante usar uma camada maior de substrato para melhor reprodução / fixação das bactérias, neste caso eu usaria em torno de 5 a 8 centímetros de altura.
2 – A segunda situação seria usar até uns 3 cm mais para dar um visual de fundo mais decorativo no seu aquário, neste caso precisaria ter uma quantidade maior de rochas ou um sump bem dimensionado.
Para saber qual a quantidade aproximada de compra use esta tabela como referência:
Para ser mais preciso na quantidade faça a seguinte multiplicação exemplo:
40 X 40 X 3 X 0,2 = 9,6 kg
40 cm de comprimento x 40 cm largura x 3 cm altura do seu substrado x 0,2 milímetros que é o tamanho da granulometria do seu substrato, esta conta daria em torno de 9,6kg de substrato ok.
Dica: Colocar primeiro o substrato no aquário somente depois encha ele de água, ao fazer inverso poderá subir uma quantidade grande de poeira.
Você precisará lavar todo o seu substrato para aquário antes de inseri-lo, mesmo que na embalagem diz que vem pré-lavada e etc ou qualquer vendedor fale que não é necessário… isso diminuirá ainda mais a quantidade de poeira e sujeira.
Obs: Alguns substratos possui biologia na sua formulação e nestes casos em específico não devem ser lavados
3 Passos para a Limpeza do Substrato para Aquário
1 – Primeiro use luvas para o manuseio, abra a embalagem e jogue dentro de um balde de 2 a 3 kg por vez.
2 – Na sequência com ajuda de uma mangueira dê jatos de água para a limpeza, e faça algumas misturas com a mão.
3 – Feito este procedimento por três vezes você perceberá que a água começara a ficar mais limpa, neste momento você joga fora o máximo de água que puder e pode coloque somente o substrato seu aquário.
Ele estará húmido e não tem problema.