O que é um Sump?
Nos aquários marinhos é necessário o uso de um Sump Marinho que nada mais é que um recipiente utilizado atrás, na lateral ou remotamente (outro aquário) posicionado em baixo do móvel construídos de vidro, acrílico ou até mesmo com recipientes de plásticos grandes onde acomodará os seguintes itens como:
- Filtros mecânicos como Perlon (manta acrílica) e Shark bag
- Mídias biológicas (cerâmicas, siporax)
- Mídias químicas (carvão ativado e remover de fosfato)
- Bomba de recalque
- Skimmer
- Reatores (biopellets, cálcio, ats)
- Filtros de agua (RO, UV)
- Aquecedores
- Caixa de reposição de água
- Refúgio (macro algas) para a redução natural de fosfato.
- Mudário (corais pequenos)
- Peixes novos para adaptação
- Peixes briguentos
Quais os benefícios de ter um Sump?
- Esconder equipamentos do seu display principal como seu Skimmer ou escumador de proteínas, aquecedores e outros equipamentos, como um reator de cálcio ou nitrato entre outros.
- É o local ideal para colocar suas mídias de filtragem biológica, além de realizar filtragem mecânica e química adicional.
- É o lugar perfeito para dosagem de suplementos, a adição de produtos químicos ou água nova (osmose reversa desionizada) no reservatório permite que ele se misture antes de entrar no seu tanque principal.
- O sump marinho adiciona um volume adicional de água beneficiando todo o seu sistema.
- Pode fornecer aeração adicional promovendo a saúde dos animais e maior oxigenação
- Maior circulação – A água de retorno é mais uma maneira de movimentar a água em seu tanque. Você pode apontar a saída de retorno em diferentes direções para criar novos fluxos sem precisar de mais bombas de circulação.
- Criar um Refúgio – Esta área iluminada pode cultivar macro algas, que retiram nitratos da água. As plantas também adicionam oxigênio e ajudam a manter os níveis de pH quando as luzes do display principal estão apagadas. Essa zona livre de predadores permitirá um bom crescimento de copépodes, anfípodes e outras microfaunas que serviram como alimento para seus animais.
- Quando configurado corretamente, pode funcionar como um sistema de reserva de emergência de água se a energia faltar evitando o transbordamento do seu aquário.
- Mantem o nível de água constante, no sump é possível adicionar dispositivos eletrônicos ou boias para repor sua água evaporada.
- Pode contribuir para melhorar a qualidade da água do aquário.
E como ele funciona?
O Sump Marinho funciona da seguinte forma:
A água é drenada do tanque (display principal) para o recipiente do reservatório abaixo.
A água é empurrada de volta ao tanque com uma bomba que chamamos de “retorno”, que é submersa no seu sump.
A medida que a água sobe lentamente no tanque de exibição, ela flui para a caixa de transbordamento ou botas e isso é drenada de volta para seu aquário. É um ciclo constante, e o objetivo é bombear o máximo que o tanque puder drenar. A maioria das pessoas aponta para 10 a 15 vezes o volume do tanque para a circulação total.
Você precisa de um Sump?
E a minha resposta é sim, a escolha de ter um depósito trás muitos benefícios ao seu sistema, além de ser muito fácil de adiciona-lo no seu projeto final.
É possível ter um aquário sem Sump?
Sim, porem não é aconselhável uma vez que todos os equipamentos ficarão expostos no display principal atrapalhando a estética do seu aquário e ficará mais difícil de acumular as biologia caso não tenha rochas e substrato suficiente no seu display principal.
Qual tamanho escolher ?
Eu recomendo para iniciantes começarem com um Display de 100L e Sump de 50L, abaixo algumas recomendações de acordo com o tamanho do aquário.
- Aquário Nano 50L = Sump Traseiro
- Aquário 100L = Sump 50L
- Aquário 200L = Sump 100L
- Aquário 400L = Sump 150L
- Aquário 600L = Sump 200L
Observação: Os dados acima são apenas referências, é válido sempre verificar o espaço disponível dentro do seu móvel para depois adquirir seu sump.