Existem basicamente 4 tipos de vidro para aquário mais utilizados no nosso hobby sendo eles o Vidro Comum, o Vidro Laminado, o Vidro Temperado e o Vidro Laminado Temperado. Cada um deles utilizados de acordo com o volume de água do seu aquário

Vidro Comum

É geralmente usado em aquários menores como os picos ou nanos reefs e em aquários de médio porte. Ele possui baixa resistência, pode ser cortado com facilidade e da mesma maneira pode ser quebrado.
 
Você provavelmente irá ouvir o termo Float ou Cristal a diferença deles em relação ao comum é que embora a matéria-prima utilizada na fabricação destes dois tipos de vidros seja a mesma, o Vidro Float apresenta um índice de deformação e ondulação de sua superfície muito inferior do que o Vidro Comum fabricado pelo processo convencional.
 
Mais de 90% dos vidros fabricados no Brasil são produzidos pelo processo de flutuação ou “float glass”. Onde a matéria-prima dos vidros é despejada sobre uma camada de estanho, o vidro flutua e se espalha sobre o estanho buscando seu nível natural, e consequentemente forma uma lâmina lisa e contínua.
 
Ele recebe o nome também de Cristal pois são utilizados em utensílios domésticos como lustres, copos, potes e taças mais refinadas. Quando quebra, deixa pedaços cortantes e pontiagudos.

Vidro Extra Clean Aquário
Foto de vidracariashowglass

Uma variação muito utilizada do vidro comum é o vidro extra clear onde como o nome já diz, ele não tem o aspecto esverdeado, pois sua composição tem baixo teor de ferro. Sua transparência pode ser notada visualizando o aquário pela lateral e nas suas quinas.

Vidro para Aquário: Laminado

Vidro para aquário
Foto de labmanautomation

O Vidro Laminado já possui maior resistência que o comum e contém uma película Polivinil Butiral (PVB) entre os vidros. É também uma ótima opção para aquários, esse tipo de material recebe esse nome porque é fabricado com mais de uma lâmina de vidro.
 
No processo de fabricação, as chapas de vidro são intercaladas com um filme plástico o PVB. A partir daí, o vidro e o PVB são prensados de forma que fiquem fortemente ligados.

Em caso de quebra, o vidro laminado não se estilhaça, pois os fragmentos ficam presos ao filme plástico fazendo assim que a água do aquário não escoa ou até mesmo se escorrer é bem lentamente dando mais tempo para transferir os animais para outro recipiente.

Vidro Temperado

Já o nosso terceiro tipo de vidro é o temperado, o nome deste tipo de vidro vem do processo de “têmpera”, no qual o material passa por temperaturas altíssimas e depois por um rápido processo de resfriamento.
 
É devido a esse processo que o vidro temperado possui maior resistência que todos os outros e é bastante utilizado na construção civil. Também chamado de “vidro de segurança”, não pode ser cortado depois do resfriamento, o que demanda que o produto seja feito já nas dimensões exatas em que será utilizado.
 
Este tipo de vidro é mais comum em portas e boxes de banheiro, pois quando quebrado ele se estilhaça em pedaços bem pequenos e não cortantes
 
A opção pelo vidro temperado aumenta, tanto a resistência mecânica, quanto térmica do aquário, tornando-o 5 vezes mais resistente, porém tem baixa flexibilidade, ou seja, se criar uma “barriga” por falta de um travamento adequado no seu aquário ele pode simplesmente explodir sem prévio aviso.

Vidro Laminado Temperado

Vidro Laminado Temperado
Georgia Aquarium

O vidro Laminado Temperado que une os dois vidros citados anteriormente unindo a grande resistência do vidro temperado e a maior segurança do vidro laminado.

Este tipo de vidro geralmente é utilizado em aquários gigantes formando um material resistente à alta pressão da água oferecendo total segurança.

Espessuras recomendadas: Vidro para Aquário

As espessuras são de acordo com a litragem do seu aquário. Esta tabela é uma média mais utilizada, você poderá se basear nela quando for adquirir seu aquário, é claro que isso é apenas uma referência e tudo vai depender das dimensões (largura x altura x comprimento) do seu reef e como será o travamento do mesmo, de qualquer forma quanto maior for a espessura dos seus vidros melhor será.

Litros Espessura (mm)
De 0 a 30 litros3 mm
De 30 a 100 litros5 mm
De 100 a 200 litros6 mm 
De 200 a 400 litros8 mm
De 400 a 600 litros10 mm
De 600 a 800 litros12 mm
De 800 a 1000 litros15 mm

Observação: Procure sempre por um profissional da área na hora de comprar os vidros do seu aquário evitando assim problemas futuros.

Dica: Caso seu aquário na tenha um fundo preenchido e ficará encostado na parede, antes da montagem aplique no fundo (parte traseira) Contac / Vinil Preto ou pinte com tinta spray (epoxi) na cor desejada.

Desta forma não ficará aparente as algas que impregnam no fundo e que são mais difíceis de remover. É possível usar também silicone próprio de aquários na cor preta e aplica-lo com uma espátula (já usei no meu aquário de 130L e o único problema é o tempo de secagem, que demora um pouco e o cheiro que é bem forte).

Lembre-se que quando for adquirir o seu aquário ele virá com os vidros colados com silicone e normalmente os fabricantes usam na cor preta ou transparente, minha recomendação é que escolha sempre a opção de silicone preto que com o tempo não ficará esverdeado (algas) e irá ficar mais protegido da iluminação da sua luminária.

Uma recomendação é que NÃO compre aquários com a altura maior que 60cm, desta forma não precisará gastar muito dinheiro com uma iluminação potente e facilitará bastante sua manutenção. Um dos meus aquários infelizmente tem 70 cm de altura e me arrependo até hoje por falta desta informação quando fiz a montagem. Hoje preciso quase mergulhar dentro dele para pegar algo no substrato, molha literalmente o sovaco haha.

Lapidação dos Vidros

Outro termo que ouvira sobre os vidros seria a lapidação, que nada mais é que a forma como é trabalhada os cantos do corte do vidro, existem diversos tipos de lapidação conforme imagem abaixo. 

Lapidação Vidros do Aquário

As mais utilizadas são a Lapidação Reta/Filete e a Lapidação Meia Cana onde são realizadas por máquinas específicas e possui um acabamento perfeito, é possível também que a lapidação do seu aquário seja feita manualmente ou com o corte apenas lixado. Tudo vai depender de quanto pretende investir nos seus vidros.

Espero que tenha gostado deste conteúdo e até a próxima.

error: Este conteúdo está protegido :)