O Yellow Tang (Zebrasoma Flavescens) é um dos peixes mais populares de aquários de água salgada. Eles também são bem fáceis de se encontrar e relativamente baratos. Sua cor amarela brilhante é muito atraente se tornando um verdadeiro destaque em relação aos outros animais.
Em relação ao seu corpo altamente comprimido lateralmente e o focinho pronunciado dão a ele uma aparência muita exótica. Bastante pigmentado e hiperativo, você não precisa esperar muito para notar esse peixe em qualquer aquário com corais.
Mas isso não é tudo o Yellow Tang é totalmente seguro para os aquários de recifes. Esse peixe até protege seus corais comendo vários tipos de algas incômodas sobre as rochas vivas. É importante estar ciente, que este animal pode ser agressivo com outras da mesma espécie e muito propenso à doença chamada ictio marinho.
Nomes Comuns: Peixe Cirurgião Amarelo, Tang Havaiano Amarelo
Nome Científico: Zebrasoma Flavescens
Tamanho Adulto: até 20 centímetros
Expectativa de Vida: 30 anos em estado selvagem, 10 em cativeiro
Cores e Formato
O Yellow Tang inicia a vida como larvas claras antes de desenvolver seu corpo amarelo, estreito, oval e brilhante. Eles têm focinhos longos e sete barbatanas, incluindo as barbatanas espinhosas dorsal e anal. Eles também têm uma espinha branca em afiada em ambos os lados de suas caudas, que podem ser usadas para se defender.
Surpreendentemente, este peixe muda de cor ao longo do dia. Durante o dia, ele é todo amarelo, exceto ao longo de suas espinhas. À noite, sua cor fica mais escura como um amarelo acinzentado com uma faixa lateral branca (às vezes chamada de “faixa noturna”).
Em geral, esse peixe se dá bem com outros peixes em um aquário, mas pode ser agressivo com outros peixes amarelos e peixes-cirurgião, se não forem introduzidos no aquário ao mesmo tempo.
Habitat e Cuidados
Este tang precisa de muito espaço (os aquários devem ter mais de 200 litros) para explorar todas as partes do recife. É um peixe resistente e forte e é bastante fácil de cuidar. Tenha cuidado ao manusear este peixe, pois a ponta branca da navalha perto da área da cauda é muito afiada e pode causar cortes ou ferimentos.
Alimentação do Yellow Tang
Se você planeja manter o Yellow Tangs, eles passam grande parte do tempo pastando em busca de algas; portanto, é legal ter bastante rocha viva. Eles também se alimentam de algas secas como Nori ou algas marinhas presas a um clipe com a Alcelga.
Yellow Tang Preço
O preço dos peixes Zebrasoma Flavescens variam de acordo com sua região ou loja a ser adquirido, porem em média seu preço é de R$ 350,00 a R$500,00.
Yellow Tang com Ictio
O Ictio de água salgada, também conhecido como Marine Ich, doença da mancha branca marinha, é causado pelo parasita Cryptocaryon irritans . O termo “Ich” ou “Ick” é muito provavelmente uma transferência genérica do parasita de água doce Ichthyophthiriius. Como os dois parasitas causam manchas brancas nos peixes, a doença é universalmente chamada de Ich ou Ick, embora sejam parasitas diferentes.
Um surto desta doença nos seus peixes é um assunto sério. Em aquários e ambientes de aquicultura, a perda de peixes devido a um surto de ick pode ser muito alta.
Yellow Tang Ficando Branco
Esses parasitas são microscópicos, o que significa que você realmente não pode vê-los a olho nu. Como aquaristas, o que notamos primeiro são os sintomas de infestação do parasitária que normalmente incluem: barbatanas irregulares, comportamento de coceira (onde peixe se coça de maneira irregular) em rochas ou areia e, claro, as marcas brancas ou nódulos característicos as brânquias, barbatanas e no corpo do peixe.
Mas só porque você não vê manchas brancas nas barbatanas de um peixe ou no corpo não significa que o peixe não esteja infestado. Às vezes, os parasitas icito se infestam principalmente nas brânquias, não mostrando manchas brancas ou outros sintomas externos; portanto, pode valer a pena confiar em seus instintos e sempre utilizar uma quarentena quando adquirir um novo animal.
Tratamento do Ictio
Usar cobre para tratar uma infecção por ictio marinho é provavelmente o método mais seguro. Geralmente o produto mais utilizado é o Cupramine. Esse é o método usado frequentemente descrito em diversos artigos sobre o tópico.
Esse tratamento podem ser desafiador porque são tóxicos para o ictio e para o peixe doente – portanto, você deve seguir sempre as instruções do fabricante e garantir que não exagere na dose.
Conheça mais sobre os peixes marinhos: